English Version



DINÂMICA DE SISTEMAS


O que é


A dinâmica de sistemas (system dynamics)  é um conjunto de ferramentas e métodos que tem por objetivo a análise e o estudo do funcionamento de sistemas dinâmicos (sistemas que sofrem alteração ao longo do tempo).

Na dinâmica de sistemas um sistema pode ser definido de forma resumida como um conjunto de elementos que se relacionam entre si ao longo do tempo e que forma um todo unificado.

Um exemplo típico de sistema dinâmico é o processo homeostático do corpo humano onde vários órgãos trabalham de forma cooperativa com o objetivo de manter a temperatura estável (em torno de 37 º C).

Figura 1 - Modelo do sistema homeostático do corpo humano
( tradução livre de NEUROPHYSIOLOGY OF THERMOREGULATION)


A dinâmica de sistemas foi criada como uma disciplina acadêmica em torno de 1956 por Jay W. Forrester no MIT(Masschussets Institute of Technology).

No princípio foi utilizada como uma metodologia para estudar de que forma as políticas de decisão de uma empresa poderiam afetar a taxa de produção e o número de empregados da mesma e como estes elementos afetavam o comportamento da corporação como um todo.
(Clique aqui para acessar o site do grupo de Dinâmica de Sistemas do MIT)

O seu uso começou a ser disseminado para outras áreas do conhecimento, passando a ser empregado, por exemplo, no estudo de sistemas sociais (De que forma as políticas urbanas podem influenciar ou não o crescimento ou estagnação de uma cidade e seus habitantes ?; Como as políticas econômicas podem afetar a qualidade de vida dos habitantes de uma determinada localidade ?). 

Mais tarde verificou-se que este ferramental poderia ser utilizado em educação, no estudo de sistemas em diferentes disciplinas, tais como: Matemática, Física, Estudos Sociais, História e Biologia (Veja exemplos de uso em Experiências com Modelagem).

Para trabalharmos com a dinâmica de sistemas é necessário o entendimento dos seguintes conceitos:

Quando trabalhamos com modelagem e dinâmica de sistemas utilizamos um método de representação gráfica dos problemas denominado diagramas causais.

 

 

« Anterior  Próxima »