Wednesday, July 31, 2002
Relatório
final
O objetivo deste trabalho é analisar brevemente os cursos brasileiros
de graduação à distância autorizados pelo MEC, através da verificação
da facilidade de uma pessoa obter informações a respeito do respectivo
curso apenas através dos sites e dos e-mails – considerando que a
internet é o meio principal de comunicação entre aluno e universidade,
seria lamentável se os cursos não pudessem disponibilizar essas informações
apenas via rede. Afinal, se o curso é oferecido pela internet – e
grande parte das informações, supõe-se, serão passadas por esse meio
– é de esperar que a infra-estrutura de atendimento ao candidato e
aluno em potencial também seja baseada em comunicação via internet. É evidente que é difícil tirar todas as dúvidas de um candidato a
um curso cujo modelo é muito recente apenas com informações estáticas
dentro de um site. A comunicação é fundamental, e por isso o contato
via e-mail também fez parte do trabalho. Eu busquei informação nas 13 universidades autorizadas pelo MEC (http://www.mec.gov.br/seed/tvescola/regulamentacaoEAD.shtm#instituicoescursos).
Para justificar a busca, simulei a seguinte situação:
Algumas das universidades ofereciam mais de um curso. Para cada uma
das instituições, optei pelo curso de conteúdo mais próximo ao de
Informática ou Matemática. (No entanto, essa escolha, tal qual
a situação simulada, não fez muita diferença, como veremos nos resultados...) O trabalho consistiu em visitar os sites de todas as universidades,
anotar as informações essenciais que faltavam para um candidato aos
respectivos cursos à distância e tentar obtê-las através de contatos
via e-mail. A partir daí, construir um panorama do atendimento das
instituições e, assim, obter uma resposta à pergunta Quão preparados
estão as universidades para oferecer cursos de graduação à distância O que seriam informações essenciais para o candidato? Forma de ingresso
no curso (provavelmente vestibular), edital do vestibular, prazo do
curso, quantidade de aulas presenciais, métodos de avaliação, formas
de acompanhamento por parte da universidade, valores das mensalidades,
caso houvesse, equipamento necessário e para quem eram destinadas
às aulas (esse critério não foi considerado a princípio; porém,
à medida que fui visitando os sites, pude perceber que várias universidades
oferecem o curso de graduação à distância para públicos restritos,
como funcionários de empresas conveniadas ou comunidades carentes.
Portanto, incorporei tal característica como informação essencial
a respeito do curso). Eis uma breve análise da qualidade das informações obtidas em cada
uma das instituições: • Universidade Federal do Ceará - CE (Licenciatura Plena em
Matemática) Nenhuma referência sequer ao curso à distância. • Faculdade de Administração de Brasília - DF (Administração) Informações suficientes no site. • Universidade Federal do Espírito Santo - ES (Licenciatura
Plena em Pedagogia) Informações desatualizadas no site e nenhuma referência à estrutura
do curso. • Universidade Estadual do Maranhão - MA (Licenciatura Plena
em Magistério) Página só se referia à implantação do curso em 2001 em algumas cidades
maranhenses. • Universidade Federal de Ouro Preto - MG (Licenciatura em
Educação Básica) Poucas informações sobre como participar da graduação. • Universidade Federal do Mato Grosso - MT (Licenciatura Plena
em Educação Básica de 1ª a 4ª séries) Estava disponível um documento em Word de 76 páginas com muitas informações,
mas que não foi lido (supõe-se que um candidato gostaria de obter
as informações de forma mais objetiva). • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - MS (Licenciatura
Plena em Pedagogia) Informações suficientes no site. • Universidade Federal do Pará - PA (Bacharelado em Matemática) Informações suficientes no site. • Universidade Federal do Paraná - PR (Licenciatura Plena
em Pedagogia) Poucas informações na página. • Universidade Estadual do Norte Fluminense - RJ (Licenciatura
Plena em Ciências Biológicas) (o curso de ambas as universidades do Estado do Rio de Janeiro
é organizado pelo mesmo órgão, o Cederj)
• Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS
(Bacharelado em Engenharia Química) Poucas informações sobre o curso de graduação. • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC (Licenciatura
Plena em Pedagogia) Informações suficientes no site.
É importante ressaltar que, por oferecer um curso de graduação à
distância apenas para funcionários de uma empresa, a PUC-RS não foi
mais inquirida quanto às informações sobre inscrição no curso, uma
vez que os dados não interessariam mais ao candidato da simulação. Entretanto, vale lembrar que os cursos da UFMS, UFPa e Udesc são
oferecidos a públicos bem restritos, mas mesmo assim as informações
dispostas nos seus respectivos sites são completas e dão uma boa medida
do que um eventual aluno vai encontrar após se matricular no curso. Enfim, como conclusões deste trabalho, podemos citar: • Como conclusão principal, a falta de preparo das universidades
no uso da Internet como ferramenta de comunicação entre candidato
e instituição. Ora, se a universidade se propõe a oferecer cursos
através da Web, mas é incapaz de disponibilizar informações em seu
site ou de transmiti-las através de correio eletrônico (com poucas
exceções), fica difícil acreditar que há uma infra-estrutura sólida
o suficiente para suportar aulas e acompanhamento via Internet durante
quatro ou cinco anos. Há o caso extremo da Universidade Federal do
Ceará, que é autorizada pelo MEC a oferecer o curso mas sequer o referencia
em sua página na WWW! • Vários dos cursos de graduação à distância existentes no país são
voltados para públicos específicos. Embora alguns deles não apresentem
restrição alguma ao candidato, muitos dos cursos são oferecidos para
comunidades carentes e/ou próximas às cidades-sede das universidades;
para funcionários de empresas conveniadas; para professores da rede
pública do Estado em que se localiza a universidade; e por aí vai. • Das 13 universidades, 4 “passaram no teste” apenas com visitas
aos seus sites, enquanto uma completou as informações respondendo
um e-mail. As oito restantes nem oferecem informações suficientes
em suas páginas nem responderam, em uma semana, ao e-mail de um suposto
candidato que solicitava informações a respeito do processo de seleção
e de inscrição do curso. Das cinco instituições que ofereceram as
informações completas, encontram-se exatamente as duas faculdades
que, de todas aquelas autorizadas a oferecer cursos de graduação à
distância, não são públicas: a FAAB-DF e a PUC-RS; embora a representatividade
das duas instituições seja muito pequena, a constatação dá um sinal
de que o fato de ser uma instituição privada pode indicar maior qualidade
na disponibilidade de informações via Internet sobre cursos de graduação
à distância. Está claro que este trabalho não pode ser considerado como único
indicador de qualidade de um curso de graduação à distância (seria
ousadia demais!!). Até porque seria preciso simular não apenas
um candidato em busca de informações sobre o curso, mas também um
aluno que vivenciaria as dificuldades que existem em acompanhar um
curso dessa modalidade. A facilidade de se obter as informações a
respeito do curso, portanto, seria apenas um critério a ser observado
dentro de uma análise mais profunda a respeito do ensino de graduação
à distância no Brasil. Porém, é certo que este trabalho traz uma pequena contribuição para
a verificação de que há, sim, problemas no oferecimento de cursos
de graduação à distância no país. Afinal, por que é tão difícil obter
informações sobre os cursos via Internet, levando-se em conta que
é através da rede que o curso será ministrado? As conclusões desta
breve análise podem servir, no futuro, como ponto de partida para
que sejam investigados os motivos que dificultam o rápido acesso a
informações sobre os processos de seleção e andamento dos cursos de
graduação à distância e, assim, facilitar a vida de potenciais candidatos. Tuesday, July 30, 2002
Outra resposta que esqueci
de divulgar. Ou melhor, um e-mail: o alex@cgi.ufmt.br, da UFMT, não
existe. Mandei a mensagem e chegou um aviso de que o e-mail, simplesmente,
não existe.
Thursday, July 25, 2002
Recebi a primeira resposta.
Na verdade foi ontem, quarta-feira, mas só pude acessar meu e-mail
hoje. Eis a resposta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande
do Sul (PUC/RS) :
Bom, isso não estava claro no site. Agora, sim. Tuesday, July 23, 2002
Agora é esperar as respostas.
Considerando o que vier escrito em cada uma das mensagens, pretendo
usar melhor as características indicadas na simulação que sugeri no
início deste weblog. A princípio, pretendo avaliar o que cada universidade
responde sem me conhecer melhor (moro distante da universidade? pertenço
a alguma comunidade carente? sou professor?). Por isso, assinei as mensagens
apenas com um singelo Raphael.
É provável, ainda, que meu contato com as universidades não se encerrem
apenas com a resposta de cada uma. Eventualmente, posso responder
a algumas mensagens para poder esclarecer algum ponto que fique ou
permaneça obscuro. Em suma, continuarei relatando o que for acontecendo aqui, com detalhes,
à medida que as mensagens forem chegando. Dependo, agora, mais do
tempo de resposta de cada instituição, para que eu possa dar prosseguimento
ao weblog. Independente disso, daqui a uma semana começarei a tirar
as principais conclusões do trabalho. Até!
Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) - ead@pucrs.br,secretaria-ead@ead.pucrs.br
Prezado(a) senhor(a), estou interessado em fazer o curso de Bacharelado em Engenharia Química
à distância, mas obtive poucas informações a respeito do curso no
site da Universidade. Por isso, gostaria de saber como podem ser feitas
as inscrições, como é o processo seletivo, em que período ele ocorre
e informações desse tipo. Atenciosamente, Raphael. Informações pouco objetivas sobre datas, inscrição, vestibular
e acompanhamento do curso. Universidade Federal Fluminense
(UFF) - cederj@cederj.rj.gov.br,coseac06@vm.uff.br
Prezado(a) senhor(a), estou interessado em fazer o curso de Licenciatura Plena em Matemática
à distância da UFF, e obtive muitas informações a respeito do curso
no site do Cederj. Porém, ao ler o edital do último concurso, verifiquei
que não é preciso, como parte da documentação necessária para a inscrição,
o diploma de Ensino Médio. Isso procede? Atenciosamente, Raphael. Embora haja muitas informações na página, uma omissão chamou a
atenção: não foi necessário o diploma de Ensino Médio para a inscrição
no vestibular. Será que ele é cobrado na matrícula? Essa informação
não está disponível no edital. A pergunta serve também para a UENF,
cujo vestibular para a graduação à distância é organizado também pela
Cederj. Na dúvida, mando e-mail tanto para a UFF quanto para o Cederj. Universidade Federal do
Paraná - nead@nead.ufpr.br
Prezado(a) senhor(a), estou interessado em fazer o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
à distância e obtive algumas informações a respeito do curso no site
da Universidade. Por isso, gostaria de saber como podem ser feitas
as inscrições, como é o processo seletivo, em que período ele ocorre,
quem pode fazer o curso e informações desse tipo. Atenciosamente, Raphael. Poucas informações na página. Universidade Federal do
Mato Grosso (UFMT) - alex@cgi.ufmt.br
Prezado(a) senhor(a), estou interessado em fazer o curso de Licenciatura em Educação Básica
à distância, mas obtive poucas informações a respeito do curso no
site da Universidade. Por isso, gostaria de saber como podem ser feitas
as inscrições, como é o processo seletivo, em que período ele ocorre
e informações desse tipo. Atenciosamente, Raphael. Havia disponível um documento em Word de 76 páginas que parecia
ter todas as informações. Como poucos estão dispostos a ler um texto
desse tamanho, procuro conseguir mais objetivamente as informações
referentes a inscrição, vestibular etc. Universidade Federal de
Ouro Preto - nead@ufop.br
Prezado(a) senhor(a), estou interessado em fazer o curso de Licenciatura em Educação Básica
à distância, mas obtive poucas informações a respeito do curso no
site da Universidade. Por isso, gostaria de saber como podem ser feitas
as inscrições, como é o processo seletivo, em que período ele ocorre
e informações desse tipo. Gostaria, também, de confirmar se o curso
é exclusivamente voltado às comunidades mais próximas de Ouro Preto,
que é a impressão que fica para quem visitou o site. Atenciosamente, Raphael. Pelo que é apresentado na página, há de se intuir que o curso
é voltado para as cidades perto de Ouro Preto, mas há poucas informações
sobre como participar da graduação. Universidade Estadual do
Maranhão (UEMA) - nead@uema.br
Prezado(a) senhor(a), estou interessado em fazer o curso de Licenciatura Plena em Magistério
à distância, mas obtive poucas informações a respeito do curso no
site da Universidade. Por isso, gostaria de saber como podem ser feitas
as inscrições, como é o processo seletivo, em que período ele ocorre
e informações desse tipo. A propósito, ele é oferecido apenas a professores
de cidades maranhenses? Atenciosamente, Raphael. A página era muito concisa e se referia à implantação do curso
em 2001 em algumas cidades do interior do Estado. Universidade Federal do
Espírito Santo (UFES) - nead@reitoria.ufes.br
Prezado(a) senhor(a), estou interessado em fazer o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
à distância, mas não obtive nenhuma informação a respeito do curso
no site da Universidade. Sei que ele é oferecido graças à página do
MEC. Por isso, gostaria de saber como podem ser feitas as inscrições,
como é o processo seletivo, em que período ele ocorre e informações
desse tipo. Atenciosamente, Raphael. Informações no site completamente desatualizadas. Nenhuma referência
a como participar do curso e como ele funciona. Universidade Federal do
Ceará (UFC) - depmat@mat.ufc.br
Prezado(a) senhor(a), estou interessado em fazer o curso de Licenciatura Plena em Matemática
à distância, mas não obtive nenhuma informação a respeito do curso
no site da Universidade. Sei que ele é oferecido graças à página do
MEC. Por isso, gostaria de saber como podem ser feitas as inscrições,
como é o processo seletivo, em que período ele ocorre e informações
desse tipo. Atenciosamente, Raphael. O site não apresentava nenhuma referência ao curso. Estou de volta! Neste momento,
estou preparando os e-mails que serão enviados para diversas Universidades,
dentre todas as pesquisadas. Daqui a pouco, publico o conteúdo de cada
uma, com comentários. Considerei que algumas das instituições de ensino
já sanaram as principais dúvidas através do site. Portanto, nem todas
receberão e-mails, a princípio.
Aguardem. Tuesday, July 16, 2002
Enfim, uma rápida análise
das páginas dos cursos de graduação a distância. Como primeiras conclusões,
posso citar:
Agora, resta-me entrar em contato com as universidades para obter
mais informações. Em breve voltarei para expor o conteúdo dos e-mails
que serão repassados a cada universidade. Ah, e claro, falta ler
o enorme documento da UFMT, que também pode gerar mais um post e
mais algum e-mail. Depois, aguardar mais um tempo as respostas e,
enfim, chegar a conclusões mais profundas do que as feitas acima. Até a próxima! No link Como
ser aluno, a constatação:
Mesmo assim, as informações complementares estão disponíveis no site.
Bastam as notas do Ensino Médio e um currículo para o processo seletivo.
O curso se inicia logo após o contrato firmado com a instituição
interessada. Sem muitas informações de uma vez na tela, a Udesc Virtual praticamente
resolveu as dúvidas que um eventual candidato teria. Bem simples,
categorizado e informativo. Um dos melhores sites encontrados. Um bom número de informações!
Vamos a elas.
Uma das metas da Udesc Virtual é oferta de cursos a instituições
públicas ou privadas, participantes mediante a celebração de contratos
ou convênios. Portanto, é possivel que a inscrição de candidatos
seja bem restrita. Quanto ao curso em si, ele pode ser concluído entre
3 e 7 anos. 80% do curso é realizado na modalidade à distância e os
20% restantes em encontros presenciais semanais. A grade curricular
está disponível na página. Os alunos devem assistir a 75% dos momentos presenciais para serem
aprovados. Os critérios de avaliação envolvem: prova escrita de caráter
individual e presencial (peso 4); trabalho individual e/ou e em grupo
(peso 3); relatório do tutor acerca do aproveitamento do aluno, considerando
a participação, o envolvimento, o desenvolvimento de habilidades práticas
e a auto-avaliação feita pelo aluno (peso 3). Recursos utilizados: cadernos pedagógicos, guias de estudos, fitas
de vídeo, fitas de áudio, telefone, fax, computador, tele e vídeoconferências,
rádio e TV. Todos estão disponíveis nos núcleos de ensino, representados
em 136 municípios de Santa Catarina. Nada! Links para outros sites
relacionados a EAD, artigos sobre o assunto, cursos... Pouco se fala
sobre inscrições e o curso em si... Mais uma universidade que receberá
um e-mail meu.
Vamos, enfim, à última, ainda no Sul: Universidade
Estadual de Santa Catarina (Udesc). (UFA) Não há muitas informações.
Objetivos do curso, equipe, endereços e telefones... O mais interessante
é a estrutura curricular, mas nada que atraia algum candidato ao curso.
Voltemos à página do núcleo de Ensino a Distância.
Através do Mapa do Site da
página sobre Ensino
a Distância da PUC-RS, chego ao site
do Curso de Engenharia Química, oferecido à distância. Hora de desbravar!
O Cederj talvez tenha sido
o site que melhor atendeu às expectativas. Muitas respostas e categorizadas
de forma eficiente, facilitando a busca. Além disso, conta também com
provas antigas, estatísticas e outros dados. Mesmo assim, ainda deixa
algumas dúvidas, que tentarei tirar via e-mail.
Está acabando... Voltemos à Região Sul... Pra ser mais exato, Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), cujo link
tive que pegar no Google. Vale lembrar: o Cederj organizou
os dois concursos, da UFF e da Uenf. Portanto, as informações aqui obtidas
referem-se a ambos os concursos.
O edital
do último concurso também foi publicado.Lá, informações sobre
vestibular: o candidato precisa ir a um dos pólos regionais definidos
no edital e se inscrever no concurso. Depois realiza a prova no pólo
em que pretende se matricular, caso seja aprovado. A prova segue os
passos de um vestibular comum: duas etapas, com testes de conhecimentos
não-específicos na primeira e específicos na segunda. O edital não fala em restrições quanto aos candidatos: desde que
ele tenha condições de freqüentar o pólo regional em que se matricula,
qualquer pessoa pode fazer o curso. Outra omissão: na documentação
para inscrição, não se fala em diploma de Ensino Médio. Taí uma dúvida
que surge. O FAQ
também tem perguntas interessantes. A principal - com a respectiva
resposta - está abaixo:
Uma seção chamada Como
Funciona explica bem aquilo que se propõe. Lá vão mais algumas informações,
transcritas do site:
A carta
de apresentação do coordenador do Cederj informa que os cursos,
embora oferecidos pela UFF (e também o de Licenciatura em Ciências Biológicas,
oferecido pela Uenf), também têm como parceiras a UFRJ e a Uerj. No
caso do curso da UFF, de Licenciatura em Matemática, nove municípios
do interior do Rio servem como pólos regionais. Cada um deles atende
40 alunos.
O link cai na página do Consórcio
Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de
Janeiro), responsável pela elaboração dos cursos de graduação à distância
no Estado do Rio. Há informações sobre os processos seletivos de 2001
e 2002. Caindo nesta
última, MUITAS informações, aparentemente. Tentemos!
Nada sobre ensino a distância!
Pior ainda: encontrei, na página de apresentação do curso de Ciências
Biológicas,uma descrição suscinta (sic) do objeto de ensino.
Ugh! Vamos descer da cidade de Campos em direção a Niterói, onde fica
a Universidade
Federal Fluminense (UFF)...
É, difícil de obter essas
informações. É possível que o curso ainda não tenha sido oferecido e
que tudo ainda esteja no papel. É o que vou perguntar.
Mas, antes, de volta para casa, de volta para o Rio de Janeiro! Direto
para a Universidade Estadual
do Norte Fluminense (UENF)! A página está bem categorizada,
o que pode facilitar a obtenção das informações. Vamos lá:
A carga horária é de 3240 horas, sendo 2368 na modalidade a distância
e 872 na modalidade presencial. Desenvolve-se ao longo do ano, nos
finais de semana e períodos de férias escolares. O curso dura cerca
de 42 meses, isto é, 3 anos e meio. Os estudos a distância são supervisionado
pelo professor/tutor. Os encontros presenciais funcionam das 8h20min
às 12h e das 13h30min às 18h, nos centros associados. Pelo site, o
aluno pode fazer o acompanhamento e obter documentos (arquivos) relacionados
ao curso. Nesta página não se fala em vestibular e alcance geográfico do curso.
Vamos procurar em outros links. Mas boa parte das dúvidas de um potencial
candidato já foram resolvidas. A página FAQ
do Programa é bem esclarecedora e tem praticamente todas as informações
necessárias para alguém interessado.
De cara, a Universidade informa a principal restrição ao alunado:
Mesmo assim, ainda há mais informações quanto ao curso. Por exemplo:
um professor interessado em fazer o curso deve procurar a Secretaria
de Educação (Estadual ou Municipal, de acordo com sua lotação) e informar-se
sobre o edital (segundo a página, o último foi aberto em fevereiro,
embora lá esteja escrito que o Edital para inscrição será publicado
em fevereiro). Quanto ao processo de seleção: os candidatos prestam um curso preparatório,
com conteúdo de Ensino Médio, acomhado por professores tutores, durante
quatro meses. Depois, realizam uma prova presencial de caráter seletivo.
Foram selecionados 250 alunos. Durante o curso, cada grupo de 25 alunos terá um tutor como responsável.
Haverá sessões presenciais marcadas previamente por telefone ou e-mail.
A duração do curso é de quatro anos. Duas dúvidas sobram. O FAQ diz que havia mil vagas ofertadas, mas
por que apenas 250 alunos seriam selecionados? A segunda pergunta
diz respeito ao objetivo do programa, descrito na página de apresentação:
seu público alvo é basicamente formado por jovens e adultos excluídos
ou impossibilitados, por questões geográficas, econômicas ou outras
de ordem pessoal de freqüentar o sistema formal de ensino. Como
garantir, então, que os alunos terão acesso às aulas e aos cursos,
se é suposto que eles não têm condições geográficas ou econômicas?
As perguntas são atraentes mas, infelizmente, fogem do escopo deste
trabalho. Entretanto, posso considerar que a página da UFPa é bem
esclarecedora. Viajemos do norte ao sul do país! Próxima parada, Núcleo
de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná (UFPR)! Estamos de volta! E com uma
boa notícia: o Programa
de Educação a Distância da UFPa tem página! E bem-feita, por sinal.
Corramos atrás das informações.
Monday, July 15, 2002
O link, oferecido pelo Oriente-se,
e ao contrário dos das últimas universidades, cai na página principal
da Universidade. Mau sinal, pode significar que não há referências ao
ensino de graduação à distância no site da UFPA... Bem, procuremos.
Após uma rápida exposição
sobre motivação e justificativa da modalidade do ensino à distância,
as informações mais importantes do curso da UFMS são transcritas a seguir:
Os professores desenvolverão suas disciplinas versando sobre parte
do conteúdo de forma presencial e parte a distância. Nos momentos
presenciais serão aplicadas as avaliações, conforme previsto na legislação,
e desenvolvidos conteúdos para os quais o professor considerar mais
adequada ou necessária sua presença, ou os debates pessoais. Para
esses momentos poderão ser produzidos filmes com estudos de caso,
e outros, a fim de consolidar os estudos. Com duração mínima de 4 (quatro) anos e máxima de 5 (cinco) anos,
o curso terá 50% da carga horária presencial e 50% da carga horária
à distância. Serão colocadas à disposição dos alunos disciplinas optativas,
em que poderão fazer o aprofundamento dos estudos. Esclarecimento: Esclarecemos que a Graduação em Pedagogia
a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul apresenta
uma particularidade: é oferecida somente a partir de convênios firmados
entre a UFMS e instituições ou parceiros de todo o Mato Grosso do
Sul. O curso é oferecido na modalidade a distância com uma carga horária
presencial e o período a distância através de cadernos pedagógicos
especificamente preparados para o curso. Para maiores informações, a UFMS deixa e-mail e telefone. Curiosidade:
na página, há um link para o resultado
do processo seletivo especial de 2002, dividido por três cidades. Para a simulação
desejada, a informação sobre a inscrição para vestibular torna-se
irrelevante, já que o curso é oferecido apenas a instituições conveniadas.
Portanto, a página da UFMS é bem satisfatória. Passemos, logo, à Universidade
Federal do Pará (UFPA). Caio na bela página da Coordenadoria
de Ensino a Distância (CED) da UFMS. No menu superior direito, Cursos,
e em seguida, vários menus, de acordo com o tipo de curso que procuro:
graduação, pós-graduação etc. Logo começo a ler
sobre o curso de graduação à distância da UFMS (Licenciatura Plena
em Pedagogia). Vejamos...
O documento é muito longo
(76 páginas!) e vai me custar um bom tempo. É muito provável que todas
as dúvidas, ou boa parte delas, sejam sanadas com a leitura do projeto.
Vou fazer, assim, o seguinte: passarei à próxima universidade, e mais
tarde, após passar por todas, lerei o documento da UFMT. Afinal, pretendo
passar os e-mails às instituições de uma vez, para facilitar a comparação
dos cálculos do tempo de resposta.
Antes de sair, só mais um comentário: a UFMT disponibiliza
uma série de artigos sobre educação à distância. O empenho dos
acadêmicos é grande em disseminar a modalidade de ensino. Sigamos, agora para a Universidade
Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O NEAD da UFMT disponibiliza
um documento
em Word com a proposta completa do curso! Pela rápida pincelada
que dei, parece haver ali todas as informações referentes ao curso de
graduação à distância. A proposta completa, disponível na Web, é uma
bola dentro. Mas faltou uma versão mais objetiva... Vamos ver o que
descubro.
Pra variar, a UFMT também
tem seu NEAD (Núcleo de Educação Aberta e a Distância). Mas a página
tem um bom visual e me parece objetiva. Espero não me decepcionar!
A Universidade mantém um Núcleo
de Educação Aberta e à Distância (NEAD). Dentro de Cursos,
chega-se à página do curso em Licenciatura
plena em educação básica 1ª a 4ª séries modalidade: educação a distância.
Nesta página, há informações sobre área de atuação (em andamento:
Mariana, Barão de Cocais, Paraopeba, Nova Era I e Nova Era II; em
breve: Maripá de Minas, Jequeri, Berilo; são todas cidades do interior
de Minas Gerais; atuação coerente com um dos objetivos do NEAD: promover
a democratização do saber, o acesso à educação e a interiorização
da oferta de cursos da UFOP para atender às demandas da comunidade),
carga horária total (3330 horas, equivalente a 4 anos de curso), as
disciplinas oferecidas e o método utilizado. Fala-se nada sobre processo
de inscrição, matrícula e aulas presenciais. Começo a ter a impressão
de que alguns cursos de graduação à distância são voltados quase que
exclusivamente às comunidades mais próximas da Universidade, intuição
que também me pegou ao analisar a UEMA. Bem, essa pergunta sem dúvida estará no e-mail que enviarei ao NEAD
da UFOP. De Minas à Universidade
Federal do Mato Grosso (UFMT)! Friday, July 12, 2002
Desco do Maranhao para Minas
Gerais, rumo a Universidade de Ouro Preto, que nao esta descrita
no Oriente-se.
Para achar o enderecoO Google
me ajuda: http://www.ufop.br.
No caminho para Ouro Preto, descanso para almocar. Em breve, mais
informacoes! Acabei de confirmar que o
NEAD realmente e a abreviacao de Nucleo de Ensino a Distancia atraves
de uma pagina
extremamente concisa:
O NEAD está sob a Coordenação da Profª Maria Aparecida do Nascimento
e a Coordenação Pedagógica da Profª Gedite Fontes Tavares. O NEAD tem por objetivo atender a imperativos da realidade maranhense,
mediante o atendimento à formação do profissional das diversas áreas,
a nível de ensino médio, graduação, pós-graduação e formação continuada.
O núcleo desenvolve as seguintes atividades: a) O Programa Magistério 2001 que está formando 400 professores leigos
em 11 municípios maranhenses e este ano iniciou mais 06 turmas (em
torno de 180 alunos). O Programa é constituído por um curso de nível
Médio, na modalidade Normal, oferecido aos professores leigos dos
municípios maranhenses. b) PROCAD - VERSÃO III - É um curso de graduação, na modalidade a
distância, em Educação Básica de 1ª a 4ª séries. O Curso tem duração
de três anos seguidos e uma carga horária de 3.300 horas. É um projeto de que integra o Programa de Capacitação de Docentes
do Estado do Maranhão - PROCAD, em execução na UEMA. O PROCAD, Versão III, constitui-se numa proposta de habilitação de
professores dos sistemas de ensino estadual e municipal que possibilitará
à UEMA interferir qualitativa e quantitativamente na realidade educacional
do Estado, elegendo a educação a distância para a execução desse Programa.
Todas as providências estão sendo tomadas por parte da Universidade,
para que este Curso inicie em Janeiro de 2001. NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD/UEMA Detalhe no ultimo paragrafo: para que este Curso inicie em Janeiro
de 2001. Ja deu pra ver quao desatualizadas sao as informacoes.
Sera que o curso ainda e oferecido? Ainda bem que o Nucleo tem e-mail. Xi! Link quebrado! O que esta
disponivel na pagina do Oriente-se e http://www.uema.br/nead.html
(Nead significaria Nucleo de Ensino a Distancia?). Tentemos apenas o
dominio...
Pesquisando melhor o site,
descubro que Pedagogia realmente e a unica graduacao disponivel na UFES,
mas que a universidade esta formatando cursos de Administracao
e de Formacao Pedagogica. Ha tambem muito bla-bla-bla quanto ao projeto
de ensino a distancia da instituicao, regulamentacao, objetivos, etc.
e poucas palavras sobre metodologia.
Em Calendario, ha referencias as aulas inaugurais do curso
ocorridas em outubro de 2001 em 13 cidades do Espirito Santo. Nada
demais: apenas data e local. No link Duvidas, quando se esperava mais informacoes, apenas
surgem telefones e e-mails de contato. O correio eletronico, sem duvida,
sera utilizado. Ate porque as duvidas persistem. Mas, por enquanto,
vamos a outra universidade. Opa! Cheiro de decepcao a
vista! As noticias publicadas na pagina principal do Ne@ad (sigla do
nucleo) sao de fevereiro pra tras! Atualizacao nao parece ser
o forte da instituicao capixaba...
Inicio alentador: cai na pagina
do Nucleo de Ensino Aberto e a Distancia da universidade. O visitante
presumivelmente e melhor direcionado dentro desse ambiente. Vamos tentar!
No FAQ,
a maioria das perguntas mais importantes estão respondidas! Mas detectei
um problema: la, as respostas sao baseadas no primeiro calendario, referente
ao inicio de 2002, e nao esta atualizado para as inscricoes que estao
acontecendo agora em julho, conforme
escrevi anteriormente. Porem, acho que e possivel fazer uma especie
de transposicao das informacoes disponiveis para a epoca de hoje. Portanto,
eis as conclusoes:
Para entrar no curso, e preciso realizar concurso vestibular. O processo
de inscricao e matricula e todo feito via internet. O curso de Administracao
dura quatro anos, como um curso presencial comum. Na hora em que eu
quiser, faco as aulas. Ha uma reuniao mensal da turma com o tutor,
no Centro Regional. As avaliacoes sao feitas atraves de provas presenciais
ou de eventuais trabalhos. Tenho tutoria tanto via internet como presencialmente.
Todo o material do curso e disponivel para impressao. Por enquanto,
nos primeiros semestres, nao e possivel utilizar creditos obtidos
em outro curso superior ja realizado, embora a FAAB prometa modificar
o processo em breve, quando todas as disciplinas estiverem implementadas.
O pagamento das mensalidades e feito atraves de boleto bancario a
ser impresso via internet. Ha alguns programas que sao necessarios
para o acompanhamento do curso, mas eles sao oferecidos no inicio
do periodo letivo. A instalacao dos programas e auxiliada atraves
de um tutorial. Como se ve, ha muitas informacoes a respeito do curso e as duvidas
que restam sao poucas. O conteudo da pagina da FAAB e realmente muito
satisfatorio. E bom ressaltar que trata-se de uma universidade particular,
o que pode ser considerado um diferencial. Porem, e preciso experimentar
as outras universidades. Caso surja alguma duvida ao visitar o site de outra universidade,
e provavel que eu retorne a FAAB para obter novas respostas. Na página
de softwares utilizados, aparecem, de fato, todos os programas envolvidos
na infra-estrutura do curso. Não há muitos detalhes quanto à real utilização
de cada software, mas ao menos a disponibilização dessa informação dá
credibilidade ao curso.
Já a equipe
apresenta todos os seus integrantes, divididos de acordo com o tipo
de trabalho de cada um deles, com direito a foto e à formação profissional
de cada um. Está na hora de ser mais objetivo. Vamos logo às informações de que
preciso. |