Graduação à distância:

Um rápido olhar

Raphael Perret

Mestrado IM - NCE/UFRJ



Wednesday, July 31, 2002

Relatório final

O objetivo deste trabalho é analisar brevemente os cursos brasileiros de graduação à distância autorizados pelo MEC, através da verificação da facilidade de uma pessoa obter informações a respeito do respectivo curso apenas através dos sites e dos e-mails – considerando que a internet é o meio principal de comunicação entre aluno e universidade, seria lamentável se os cursos não pudessem disponibilizar essas informações apenas via rede. Afinal, se o curso é oferecido pela internet – e grande parte das informações, supõe-se, serão passadas por esse meio – é de esperar que a infra-estrutura de atendimento ao candidato e aluno em potencial também seja baseada em comunicação via internet.

É evidente que é difícil tirar todas as dúvidas de um candidato a um curso cujo modelo é muito recente apenas com informações estáticas dentro de um site. A comunicação é fundamental, e por isso o contato via e-mail também fez parte do trabalho.

Eu busquei informação nas 13 universidades autorizadas pelo MEC (http://www.mec.gov.br/seed/tvescola/regulamentacaoEAD.shtm#instituicoescursos). Para justificar a busca, simulei a seguinte situação:


Moro sozinho com um filho pequeno. Não tenho confiança em babás, e já trabalho em casa. Mas quero fazer um curso de graduação. Com o surgimento dos cursos à distância, posso estudar e trabalhar em casa! Então, sabendo que existe um curso numa universidade local, pretendo obter os mesmos tipos
de informação que gostaria de obter na situação 1. Prefiro uma universidade local porque pode haver a necessidade de aulas presenciais. Nesses momentos, poderia deixar meu filho com minha mãe, já que, acredito, essas aulas são pouco freqüentes e não gostaria de atrapalhar minha mãe deixando meu filho com ela.

Algumas das universidades ofereciam mais de um curso. Para cada uma das instituições, optei pelo curso de conteúdo mais próximo ao de Informática ou Matemática. (No entanto, essa escolha, tal qual a situação simulada, não fez muita diferença, como veremos nos resultados...)

O trabalho consistiu em visitar os sites de todas as universidades, anotar as informações essenciais que faltavam para um candidato aos respectivos cursos à distância e tentar obtê-las através de contatos via e-mail. A partir daí, construir um panorama do atendimento das instituições e, assim, obter uma resposta à pergunta Quão preparados estão as universidades para oferecer cursos de graduação à distância

O que seriam informações essenciais para o candidato? Forma de ingresso no curso (provavelmente vestibular), edital do vestibular, prazo do curso, quantidade de aulas presenciais, métodos de avaliação, formas de acompanhamento por parte da universidade, valores das mensalidades, caso houvesse, equipamento necessário e para quem eram destinadas às aulas (esse critério não foi considerado a princípio; porém, à medida que fui visitando os sites, pude perceber que várias universidades oferecem o curso de graduação à distância para públicos restritos, como funcionários de empresas conveniadas ou comunidades carentes. Portanto, incorporei tal característica como informação essencial a respeito do curso).

Eis uma breve análise da qualidade das informações obtidas em cada uma das instituições:

Universidade Federal do Ceará - CE (Licenciatura Plena em Matemática)

Nenhuma referência sequer ao curso à distância.
O e-mail não foi respondido.

Faculdade de Administração de Brasília - DF (Administração)

Informações suficientes no site.

Universidade Federal do Espírito Santo - ES (Licenciatura Plena em Pedagogia)

Informações desatualizadas no site e nenhuma referência à estrutura do curso.
O e-mail não foi respondido.

Universidade Estadual do Maranhão - MA (Licenciatura Plena em Magistério)

Página só se referia à implantação do curso em 2001 em algumas cidades maranhenses.
O e-mail não foi respondido.

Universidade Federal de Ouro Preto - MG (Licenciatura em Educação Básica)

Poucas informações sobre como participar da graduação.
O e-mail não foi respondido.

Universidade Federal do Mato Grosso - MT (Licenciatura Plena em Educação Básica de 1ª a 4ª séries)

Estava disponível um documento em Word de 76 páginas com muitas informações, mas que não foi lido (supõe-se que um candidato gostaria de obter as informações de forma mais objetiva).
O endereço eletrônico disponibilizado na página não existe.

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - MS (Licenciatura Plena em Pedagogia)

Informações suficientes no site.

Universidade Federal do Pará - PA (Bacharelado em Matemática)

Informações suficientes no site.

Universidade Federal do Paraná - PR (Licenciatura Plena em Pedagogia)

Poucas informações na página.
O e-mail não foi respondido.

Universidade Estadual do Norte Fluminense - RJ (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas)
Universidade Federal Fluminense - RJ (Licenciatura Plena em Matemática)

(o curso de ambas as universidades do Estado do Rio de Janeiro é organizado pelo mesmo órgão, o Cederj)
Repleto de informações, apenas chamou a atenção o fato de o edital do vestibular não cobrar o diploma de Ensino Médio na inscrição. A pergunta foi feita no e-mail.
O e-mail não foi respondido.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS (Bacharelado em Engenharia Química)

Poucas informações sobre o curso de graduação.
No e-mail de resposta, fui informado de que o curso é disponibilizado apenas para funcionários da OPP (Petroquímica do Rio Grande do Sul).

Universidade do Estado de Santa Catarina - SC (Licenciatura Plena em Pedagogia)

Informações suficientes no site.

É importante ressaltar que, por oferecer um curso de graduação à distância apenas para funcionários de uma empresa, a PUC-RS não foi mais inquirida quanto às informações sobre inscrição no curso, uma vez que os dados não interessariam mais ao candidato da simulação.

Entretanto, vale lembrar que os cursos da UFMS, UFPa e Udesc são oferecidos a públicos bem restritos, mas mesmo assim as informações dispostas nos seus respectivos sites são completas e dão uma boa medida do que um eventual aluno vai encontrar após se matricular no curso.

Enfim, como conclusões deste trabalho, podemos citar:

• Como conclusão principal, a falta de preparo das universidades no uso da Internet como ferramenta de comunicação entre candidato e instituição. Ora, se a universidade se propõe a oferecer cursos através da Web, mas é incapaz de disponibilizar informações em seu site ou de transmiti-las através de correio eletrônico (com poucas exceções), fica difícil acreditar que há uma infra-estrutura sólida o suficiente para suportar aulas e acompanhamento via Internet durante quatro ou cinco anos. Há o caso extremo da Universidade Federal do Ceará, que é autorizada pelo MEC a oferecer o curso mas sequer o referencia em sua página na WWW!

• Vários dos cursos de graduação à distância existentes no país são voltados para públicos específicos. Embora alguns deles não apresentem restrição alguma ao candidato, muitos dos cursos são oferecidos para comunidades carentes e/ou próximas às cidades-sede das universidades; para funcionários de empresas conveniadas; para professores da rede pública do Estado em que se localiza a universidade; e por aí vai.

• Das 13 universidades, 4 “passaram no teste” apenas com visitas aos seus sites, enquanto uma completou as informações respondendo um e-mail. As oito restantes nem oferecem informações suficientes em suas páginas nem responderam, em uma semana, ao e-mail de um suposto candidato que solicitava informações a respeito do processo de seleção e de inscrição do curso. Das cinco instituições que ofereceram as informações completas, encontram-se exatamente as duas faculdades que, de todas aquelas autorizadas a oferecer cursos de graduação à distância, não são públicas: a FAAB-DF e a PUC-RS; embora a representatividade das duas instituições seja muito pequena, a constatação dá um sinal de que o fato de ser uma instituição privada pode indicar maior qualidade na disponibilidade de informações via Internet sobre cursos de graduação à distância.

Está claro que este trabalho não pode ser considerado como único indicador de qualidade de um curso de graduação à distância (seria ousadia demais!!). Até porque seria preciso simular não apenas um candidato em busca de informações sobre o curso, mas também um aluno que vivenciaria as dificuldades que existem em acompanhar um curso dessa modalidade. A facilidade de se obter as informações a respeito do curso, portanto, seria apenas um critério a ser observado dentro de uma análise mais profunda a respeito do ensino de graduação à distância no Brasil.

Porém, é certo que este trabalho traz uma pequena contribuição para a verificação de que há, sim, problemas no oferecimento de cursos de graduação à distância no país. Afinal, por que é tão difícil obter informações sobre os cursos via Internet, levando-se em conta que é através da rede que o curso será ministrado? As conclusões desta breve análise podem servir, no futuro, como ponto de partida para que sejam investigados os motivos que dificultam o rápido acesso a informações sobre os processos de seleção e andamento dos cursos de graduação à distância e, assim, facilitar a vida de potenciais candidatos.




Tuesday, July 30, 2002

Passou-se uma semana e vamos às conclusões finais. É, foi bom enquanto durou.




Outra resposta que esqueci de divulgar. Ou melhor, um e-mail: o alex@cgi.ufmt.br, da UFMT, não existe. Mandei a mensagem e chegou um aviso de que o e-mail, simplesmente, não existe.




Thursday, July 25, 2002

Recebi a primeira resposta. Na verdade foi ontem, quarta-feira, mas só pude acessar meu e-mail hoje. Eis a resposta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) :


O curso de graduação em Engenharia Química não possui matrículas para vestibulas externos. Ele é disponibilizado apenas para funcionários da OPP (Petroquímica deo RGS)

Bom, isso não estava claro no site. Agora, sim.




Tuesday, July 23, 2002

Agora é esperar as respostas. Considerando o que vier escrito em cada uma das mensagens, pretendo usar melhor as características indicadas na simulação que sugeri no início deste weblog. A princípio, pretendo avaliar o que cada universidade responde sem me conhecer melhor (moro distante da universidade? pertenço a alguma comunidade carente? sou professor?). Por isso, assinei as mensagens apenas com um singelo Raphael.

É provável, ainda, que meu contato com as universidades não se encerrem apenas com a resposta de cada uma. Eventualmente, posso responder a algumas mensagens para poder esclarecer algum ponto que fique ou permaneça obscuro.

Em suma, continuarei relatando o que for acontecendo aqui, com detalhes, à medida que as mensagens forem chegando. Dependo, agora, mais do tempo de resposta de cada instituição, para que eu possa dar prosseguimento ao weblog. Independente disso, daqui a uma semana começarei a tirar as principais conclusões do trabalho.

Até!






Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) - ead@pucrs.br,secretaria-ead@ead.pucrs.br

Prezado(a) senhor(a),

estou interessado em fazer o curso de Bacharelado em Engenharia Química à distância, mas obtive poucas informações a respeito do curso no site da Universidade. Por isso, gostaria de saber como podem ser feitas as inscrições, como é o processo seletivo, em que período ele ocorre e informações desse tipo.

Atenciosamente,

Raphael.

Informações pouco objetivas sobre datas, inscrição, vestibular e acompanhamento do curso.




Universidade Federal Fluminense (UFF) - cederj@cederj.rj.gov.br,coseac06@vm.uff.br

Prezado(a) senhor(a),

estou interessado em fazer o curso de Licenciatura Plena em Matemática à distância da UFF, e obtive muitas informações a respeito do curso no site do Cederj. Porém, ao ler o edital do último concurso, verifiquei que não é preciso, como parte da documentação necessária para a inscrição, o diploma de Ensino Médio. Isso procede?

Atenciosamente,

Raphael.

Embora haja muitas informações na página, uma omissão chamou a atenção: não foi necessário o diploma de Ensino Médio para a inscrição no vestibular. Será que ele é cobrado na matrícula? Essa informação não está disponível no edital. A pergunta serve também para a UENF, cujo vestibular para a graduação à distância é organizado também pela Cederj. Na dúvida, mando e-mail tanto para a UFF quanto para o Cederj.




Universidade Federal do Paraná - nead@nead.ufpr.br

Prezado(a) senhor(a),

estou interessado em fazer o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia à distância e obtive algumas informações a respeito do curso no site da Universidade. Por isso, gostaria de saber como podem ser feitas as inscrições, como é o processo seletivo, em que período ele ocorre, quem pode fazer o curso e informações desse tipo.

Atenciosamente,

Raphael.

Poucas informações na página.




Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) - alex@cgi.ufmt.br

Prezado(a) senhor(a),

estou interessado em fazer o curso de Licenciatura em Educação Básica à distância, mas obtive poucas informações a respeito do curso no site da Universidade. Por isso, gostaria de saber como podem ser feitas as inscrições, como é o processo seletivo, em que período ele ocorre e informações desse tipo.

Atenciosamente,

Raphael.

Havia disponível um documento em Word de 76 páginas que parecia ter todas as informações. Como poucos estão dispostos a ler um texto desse tamanho, procuro conseguir mais objetivamente as informações referentes a inscrição, vestibular etc.




Universidade Federal de Ouro Preto - nead@ufop.br

Prezado(a) senhor(a),

estou interessado em fazer o curso de Licenciatura em Educação Básica à distância, mas obtive poucas informações a respeito do curso no site da Universidade. Por isso, gostaria de saber como podem ser feitas as inscrições, como é o processo seletivo, em que período ele ocorre e informações desse tipo. Gostaria, também, de confirmar se o curso é exclusivamente voltado às comunidades mais próximas de Ouro Preto, que é a impressão que fica para quem visitou o site.

Atenciosamente,

Raphael.

Pelo que é apresentado na página, há de se intuir que o curso é voltado para as cidades perto de Ouro Preto, mas há poucas informações sobre como participar da graduação.




Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - nead@uema.br

Prezado(a) senhor(a),

estou interessado em fazer o curso de Licenciatura Plena em Magistério à distância, mas obtive poucas informações a respeito do curso no site da Universidade. Por isso, gostaria de saber como podem ser feitas as inscrições, como é o processo seletivo, em que período ele ocorre e informações desse tipo. A propósito, ele é oferecido apenas a professores de cidades maranhenses?

Atenciosamente,

Raphael.

A página era muito concisa e se referia à implantação do curso em 2001 em algumas cidades do interior do Estado.




Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - nead@reitoria.ufes.br

Prezado(a) senhor(a),

estou interessado em fazer o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia à distância, mas não obtive nenhuma informação a respeito do curso no site da Universidade. Sei que ele é oferecido graças à página do MEC. Por isso, gostaria de saber como podem ser feitas as inscrições, como é o processo seletivo, em que período ele ocorre e informações desse tipo.

Atenciosamente,

Raphael.

Informações no site completamente desatualizadas. Nenhuma referência a como participar do curso e como ele funciona.




Universidade Federal do Ceará (UFC) - depmat@mat.ufc.br

Prezado(a) senhor(a),

estou interessado em fazer o curso de Licenciatura Plena em Matemática à distância, mas não obtive nenhuma informação a respeito do curso no site da Universidade. Sei que ele é oferecido graças à página do MEC. Por isso, gostaria de saber como podem ser feitas as inscrições, como é o processo seletivo, em que período ele ocorre e informações desse tipo.

Atenciosamente,

Raphael.

O site não apresentava nenhuma referência ao curso.




Seguem os e-mails enviados para as universidades.




Estou de volta! Neste momento, estou preparando os e-mails que serão enviados para diversas Universidades, dentre todas as pesquisadas. Daqui a pouco, publico o conteúdo de cada uma, com comentários. Considerei que algumas das instituições de ensino já sanaram as principais dúvidas através do site. Portanto, nem todas receberão e-mails, a princípio.

Aguardem.




Tuesday, July 16, 2002

Enfim, uma rápida análise das páginas dos cursos de graduação a distância. Como primeiras conclusões, posso citar:

  • embora disponham de cursos de graduação a distância, muitas universidades praticamente não disponibilizam as informações referentes a esses cursos na Internet. Uma ou outra nem tem referência à existência dessa modalidade de graduação!

  • o público-alvo varia de instituição para instituição. Algumas oferecem seus cursos à comunidade sem muitas restrições, outras preferem usar o curso como um serviço para organizações, e mais um grupo volta o curso para comunidades carentes.

    Agora, resta-me entrar em contato com as universidades para obter mais informações. Em breve voltarei para expor o conteúdo dos e-mails que serão repassados a cada universidade. Ah, e claro, falta ler o enorme documento da UFMT, que também pode gerar mais um post e mais algum e-mail. Depois, aguardar mais um tempo as respostas e, enfim, chegar a conclusões mais profundas do que as feitas acima.

    Até a próxima!




  • No link Como ser aluno, a constatação:


    O curso somente está sendo oferecido a instituições (públicas ou privadas) através da celebração de contratos ou convênios.

    Mesmo assim, as informações complementares estão disponíveis no site. Bastam as notas do Ensino Médio e um currículo para o processo seletivo. O curso se inicia logo após o contrato firmado com a instituição interessada.

    Sem muitas informações de uma vez na tela, a Udesc Virtual praticamente resolveu as dúvidas que um eventual candidato teria. Bem simples, categorizado e informativo. Um dos melhores sites encontrados.




    Um bom número de informações! Vamos a elas.

    Uma das metas da Udesc Virtual é oferta de cursos a instituições públicas ou privadas, participantes mediante a celebração de contratos ou convênios. Portanto, é possivel que a inscrição de candidatos seja bem restrita. Quanto ao curso em si, ele pode ser concluído entre 3 e 7 anos. 80% do curso é realizado na modalidade à distância e os 20% restantes em encontros presenciais semanais. A grade curricular está disponível na página.

    Os alunos devem assistir a 75% dos momentos presenciais para serem aprovados. Os critérios de avaliação envolvem: prova escrita de caráter individual e presencial (peso 4); trabalho individual e/ou e em grupo (peso 3); relatório do tutor acerca do aproveitamento do aluno, considerando a participação, o envolvimento, o desenvolvimento de habilidades práticas e a auto-avaliação feita pelo aluno (peso 3).

    Recursos utilizados: cadernos pedagógicos, guias de estudos, fitas de vídeo, fitas de áudio, telefone, fax, computador, tele e vídeoconferências, rádio e TV. Todos estão disponíveis nos núcleos de ensino, representados em 136 municípios de Santa Catarina.




    Achei a página do Curso de Pedagogia da Udesc Virtual. Há uns menus sugestivos. Vamos ver.




    Nada! Links para outros sites relacionados a EAD, artigos sobre o assunto, cursos... Pouco se fala sobre inscrições e o curso em si... Mais uma universidade que receberá um e-mail meu.

    Vamos, enfim, à última, ainda no Sul: Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). (UFA)




    Não há muitas informações. Objetivos do curso, equipe, endereços e telefones... O mais interessante é a estrutura curricular, mas nada que atraia algum candidato ao curso. Voltemos à página do núcleo de Ensino a Distância.




    Através do Mapa do Site da página sobre Ensino a Distância da PUC-RS, chego ao site do Curso de Engenharia Química, oferecido à distância. Hora de desbravar!




    O Cederj talvez tenha sido o site que melhor atendeu às expectativas. Muitas respostas e categorizadas de forma eficiente, facilitando a busca. Além disso, conta também com provas antigas, estatísticas e outros dados. Mesmo assim, ainda deixa algumas dúvidas, que tentarei tirar via e-mail.

    Está acabando... Voltemos à Região Sul... Pra ser mais exato, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), cujo link tive que pegar no Google.




    Vale lembrar: o Cederj organizou os dois concursos, da UFF e da Uenf. Portanto, as informações aqui obtidas referem-se a ambos os concursos.

    O edital do último concurso também foi publicado.Lá, informações sobre vestibular: o candidato precisa ir a um dos pólos regionais definidos no edital e se inscrever no concurso. Depois realiza a prova no pólo em que pretende se matricular, caso seja aprovado. A prova segue os passos de um vestibular comum: duas etapas, com testes de conhecimentos não-específicos na primeira e específicos na segunda.

    O edital não fala em restrições quanto aos candidatos: desde que ele tenha condições de freqüentar o pólo regional em que se matricula, qualquer pessoa pode fazer o curso. Outra omissão: na documentação para inscrição, não se fala em diploma de Ensino Médio. Taí uma dúvida que surge.

    O FAQ também tem perguntas interessantes. A principal - com a respectiva resposta - está abaixo:


    Como serão realizadas as provas?
    O sistema de avaliação é um processo de acompanhamento contínuo em que você terá: Exercícios Avaliativos (auto-avaliação por parte do aluno, a que não será atribuído grau); Avaliações a Distância (serão aplicadas ao longo do período letivo, ao final do primeiro e do terceiro mês, com atribuição de grau de 0 a 10 e peso de 20%); Avaliações Presenciais (serão aplicadas ao longo do período letivo, ao final do segundo mês e do período letivo, com atribuição de grau de 0 a 10 e peso de 80%). Se você não for aprovado em alguma disciplina do 1º semestre poderá cursá-la no período seguinte.





    Uma seção chamada Como Funciona explica bem aquilo que se propõe. Lá vão mais algumas informações, transcritas do site:


    A presença do professor se fará através de um sistema que compreende: material didático especialmente preparado, tutoria presencial semanalmente no pólo regional, tutoria a distância via Internet, telefone e fax, e diversos outros elementos que já são utilizados há muitos anos por conceituadas universidades do mundo. (...) Os pólos têm como função principal prover a infra-estrutura de atendimento e de estudo, bem como ser referência institucional para os alunos, promovendo, além da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, a adesão do alunado ao sistema CEDERJ. Nesses pólos serão também desenvolvidos cursos de extensão e atividades culturais. (...) O material de estudo do aluno consistirá em: material impresso que estará à disposição dos estudantes nas bibliotecas dos pólos (caso o aluno deseje, poderá adquirir, pelo preço de custo, o material impresso referente a cada disciplina); material complementar - vídeos e multimídia - disponível nas bibliotecas dos pólos para consulta e cópias. A estrutura de apoio acadêmico: nas universidades, compõe-se de salas de coordenação dos cursos e de salas preparadas para a tutoria a distância – a ser realizada via Internet, fax e telefone; nos pólos regionais, compõe-se de salas com computadores ligados à Internet, salas preparadas para a tutoria presencial, sala para atendimento de alunos por meio de fax, telefone e correio postal, salas de estudo, laboratórios de ensino, bibliotecas e salas para seminários presenciais e videoconferências. Os alunos realizarão, nos pólos, duas avaliações presenciais por semestre; essas avaliações serão corrigidas pelos professores das universidades. Durante todo o desenvolvimento do curso serão realizadas também avaliações a distância, corrigidas pela equipe de tutores das universidades. Além disso, cada aluno fará auto-avaliações que serão corrigidas para que ele possa acompanhar seu próprio desempenho nas disciplinas, mas não serão computadas no conceito final.

    A página apresenta, ainda, a seguinte figura, para ilustrar o esquema de atendimento da tutoria aos alunos:





    A carta de apresentação do coordenador do Cederj informa que os cursos, embora oferecidos pela UFF (e também o de Licenciatura em Ciências Biológicas, oferecido pela Uenf), também têm como parceiras a UFRJ e a Uerj. No caso do curso da UFF, de Licenciatura em Matemática, nove municípios do interior do Rio servem como pólos regionais. Cada um deles atende 40 alunos.




    O link cai na página do Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), responsável pela elaboração dos cursos de graduação à distância no Estado do Rio. Há informações sobre os processos seletivos de 2001 e 2002. Caindo nesta última, MUITAS informações, aparentemente. Tentemos!




    Nada sobre ensino a distância! Pior ainda: encontrei, na página de apresentação do curso de Ciências Biológicas,uma descrição suscinta (sic) do objeto de ensino. Ugh! Vamos descer da cidade de Campos em direção a Niterói, onde fica a Universidade Federal Fluminense (UFF)...




    É, difícil de obter essas informações. É possível que o curso ainda não tenha sido oferecido e que tudo ainda esteja no papel. É o que vou perguntar.

    Mas, antes, de volta para casa, de volta para o Rio de Janeiro! Direto para a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)!




    A página está bem categorizada, o que pode facilitar a obtenção das informações. Vamos lá:

    A carga horária é de 3240 horas, sendo 2368 na modalidade a distância e 872 na modalidade presencial. Desenvolve-se ao longo do ano, nos finais de semana e períodos de férias escolares. O curso dura cerca de 42 meses, isto é, 3 anos e meio. Os estudos a distância são supervisionado pelo professor/tutor. Os encontros presenciais funcionam das 8h20min às 12h e das 13h30min às 18h, nos centros associados. Pelo site, o aluno pode fazer o acompanhamento e obter documentos (arquivos) relacionados ao curso.

    Nesta página não se fala em vestibular e alcance geográfico do curso. Vamos procurar em outros links. Mas boa parte das dúvidas de um potencial candidato já foram resolvidas.




    Após muito custo, achei o link para o curso de Pedagogia.




    A página FAQ do Programa é bem esclarecedora e tem praticamente todas as informações necessárias para alguém interessado.

    De cara, a Universidade informa a principal restrição ao alunado:


    Não sou residente do Estado do Pará. Posso me inscrever no Curso a Distância de Licenciatura Plena em Matemática?
    Não. O Curso está aprovado apenas para atender a demanda de professores da rede pública do Estado do Pará.

    Mesmo assim, ainda há mais informações quanto ao curso. Por exemplo: um professor interessado em fazer o curso deve procurar a Secretaria de Educação (Estadual ou Municipal, de acordo com sua lotação) e informar-se sobre o edital (segundo a página, o último foi aberto em fevereiro, embora lá esteja escrito que o Edital para inscrição será publicado em fevereiro).

    Quanto ao processo de seleção: os candidatos prestam um curso preparatório, com conteúdo de Ensino Médio, acomhado por professores tutores, durante quatro meses. Depois, realizam uma prova presencial de caráter seletivo. Foram selecionados 250 alunos.

    Durante o curso, cada grupo de 25 alunos terá um tutor como responsável. Haverá sessões presenciais marcadas previamente por telefone ou e-mail. A duração do curso é de quatro anos.

    Duas dúvidas sobram. O FAQ diz que havia mil vagas ofertadas, mas por que apenas 250 alunos seriam selecionados? A segunda pergunta diz respeito ao objetivo do programa, descrito na página de apresentação: seu público alvo é basicamente formado por jovens e adultos excluídos ou impossibilitados, por questões geográficas, econômicas ou outras de ordem pessoal de freqüentar o sistema formal de ensino. Como garantir, então, que os alunos terão acesso às aulas e aos cursos, se é suposto que eles não têm condições geográficas ou econômicas? As perguntas são atraentes mas, infelizmente, fogem do escopo deste trabalho. Entretanto, posso considerar que a página da UFPa é bem esclarecedora.

    Viajemos do norte ao sul do país! Próxima parada, Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná (UFPR)!




    Estamos de volta! E com uma boa notícia: o Programa de Educação a Distância da UFPa tem página! E bem-feita, por sinal. Corramos atrás das informações.




    Monday, July 15, 2002

    Site fora do ar! Vou dar uma pausa e voltar mais tarde. Até mais.




    O link, oferecido pelo Oriente-se, e ao contrário dos das últimas universidades, cai na página principal da Universidade. Mau sinal, pode significar que não há referências ao ensino de graduação à distância no site da UFPA... Bem, procuremos.




    Após uma rápida exposição sobre motivação e justificativa da modalidade do ensino à distância, as informações mais importantes do curso da UFMS são transcritas a seguir:


    Para a consecução do Curso, a Coordenadoria de Educação a Distância reuniu professores de diferentes áreas de conhecimento, representando os diferentes cursos de Licenciatura da UFMS: Pedagogia, Letras, História, Matemática, Física, Química, Educação Física, Geografia, Artes, Jornalismo, além de profissionais da área de web design, design gráfico e psicologia.

    Os professores desenvolverão suas disciplinas versando sobre parte do conteúdo de forma presencial e parte a distância. Nos momentos presenciais serão aplicadas as avaliações, conforme previsto na legislação, e desenvolvidos conteúdos para os quais o professor considerar mais adequada ou necessária sua presença, ou os debates pessoais. Para esses momentos poderão ser produzidos filmes com estudos de caso, e outros, a fim de consolidar os estudos.

    Com duração mínima de 4 (quatro) anos e máxima de 5 (cinco) anos, o curso terá 50% da carga horária presencial e 50% da carga horária à distância. Serão colocadas à disposição dos alunos disciplinas optativas, em que poderão fazer o aprofundamento dos estudos.

    Esclarecimento:

    Esclarecemos que a Graduação em Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul apresenta uma particularidade: é oferecida somente a partir de convênios firmados entre a UFMS e instituições ou parceiros de todo o Mato Grosso do Sul. O curso é oferecido na modalidade a distância com uma carga horária presencial e o período a distância através de cadernos pedagógicos especificamente preparados para o curso.

    Para maiores informações, a UFMS deixa e-mail e telefone. Curiosidade: na página, há um link para o resultado do processo seletivo especial de 2002, dividido por três cidades.

    Para a simulação desejada, a informação sobre a inscrição para vestibular torna-se irrelevante, já que o curso é oferecido apenas a instituições conveniadas. Portanto, a página da UFMS é bem satisfatória.

    Passemos, logo, à Universidade Federal do Pará (UFPA).




    Caio na bela página da Coordenadoria de Ensino a Distância (CED) da UFMS. No menu superior direito, Cursos, e em seguida, vários menus, de acordo com o tipo de curso que procuro: graduação, pós-graduação etc. Logo começo a ler sobre o curso de graduação à distância da UFMS (Licenciatura Plena em Pedagogia). Vejamos...




    O documento é muito longo (76 páginas!) e vai me custar um bom tempo. É muito provável que todas as dúvidas, ou boa parte delas, sejam sanadas com a leitura do projeto. Vou fazer, assim, o seguinte: passarei à próxima universidade, e mais tarde, após passar por todas, lerei o documento da UFMT. Afinal, pretendo passar os e-mails às instituições de uma vez, para facilitar a comparação dos cálculos do tempo de resposta.

    Antes de sair, só mais um comentário: a UFMT disponibiliza uma série de artigos sobre educação à distância. O empenho dos acadêmicos é grande em disseminar a modalidade de ensino.

    Sigamos, agora para a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).




    O NEAD da UFMT disponibiliza um documento em Word com a proposta completa do curso! Pela rápida pincelada que dei, parece haver ali todas as informações referentes ao curso de graduação à distância. A proposta completa, disponível na Web, é uma bola dentro. Mas faltou uma versão mais objetiva... Vamos ver o que descubro.




    Pra variar, a UFMT também tem seu NEAD (Núcleo de Educação Aberta e a Distância). Mas a página tem um bom visual e me parece objetiva. Espero não me decepcionar!




    A Universidade mantém um Núcleo de Educação Aberta e à Distância (NEAD). Dentro de Cursos, chega-se à página do curso em Licenciatura plena em educação básica 1ª a 4ª séries modalidade: educação a distância.

    Nesta página, há informações sobre área de atuação (em andamento: Mariana, Barão de Cocais, Paraopeba, Nova Era I e Nova Era II; em breve: Maripá de Minas, Jequeri, Berilo; são todas cidades do interior de Minas Gerais; atuação coerente com um dos objetivos do NEAD: promover a democratização do saber, o acesso à educação e a interiorização da oferta de cursos da UFOP para atender às demandas da comunidade), carga horária total (3330 horas, equivalente a 4 anos de curso), as disciplinas oferecidas e o método utilizado. Fala-se nada sobre processo de inscrição, matrícula e aulas presenciais. Começo a ter a impressão de que alguns cursos de graduação à distância são voltados quase que exclusivamente às comunidades mais próximas da Universidade, intuição que também me pegou ao analisar a UEMA.

    Bem, essa pergunta sem dúvida estará no e-mail que enviarei ao NEAD da UFOP. De Minas à Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)!




    Estou de volta, já em Ouro Preto. Prossigamos!




    Friday, July 12, 2002

    Desco do Maranhao para Minas Gerais, rumo a Universidade de Ouro Preto, que nao esta descrita no Oriente-se. Para achar o enderecoO Google me ajuda: http://www.ufop.br.

    No caminho para Ouro Preto, descanso para almocar. Em breve, mais informacoes!




    Acabei de confirmar que o NEAD realmente e a abreviacao de Nucleo de Ensino a Distancia atraves de uma pagina extremamente concisa:


    O Núcleo de Educação a Distância foi criado em 1997, pela Universidade Estadual do Maranhão, com o Programa Magistério 2001. Sua sede funciona no Prédio da Biblioteca Central da UEMA, no campus em São Luís(MA).

    O NEAD está sob a Coordenação da Profª Maria Aparecida do Nascimento e a Coordenação Pedagógica da Profª Gedite Fontes Tavares.

    O NEAD tem por objetivo atender a imperativos da realidade maranhense, mediante o atendimento à formação do profissional das diversas áreas, a nível de ensino médio, graduação, pós-graduação e formação continuada.

    O núcleo desenvolve as seguintes atividades:

    a) O Programa Magistério 2001 que está formando 400 professores leigos em 11 municípios maranhenses e este ano iniciou mais 06 turmas (em torno de 180 alunos). O Programa é constituído por um curso de nível Médio, na modalidade Normal, oferecido aos professores leigos dos municípios maranhenses.

    b) PROCAD - VERSÃO III - É um curso de graduação, na modalidade a distância, em Educação Básica de 1ª a 4ª séries. O Curso tem duração de três anos seguidos e uma carga horária de 3.300 horas.

    É um projeto de que integra o Programa de Capacitação de Docentes do Estado do Maranhão - PROCAD, em execução na UEMA.

    O PROCAD, Versão III, constitui-se numa proposta de habilitação de professores dos sistemas de ensino estadual e municipal que possibilitará à UEMA interferir qualitativa e quantitativamente na realidade educacional do Estado, elegendo a educação a distância para a execução desse Programa. Todas as providências estão sendo tomadas por parte da Universidade, para que este Curso inicie em Janeiro de 2001.

    NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD/UEMA
    Biblioteca Central
    Fone-fax: (98) 245 1523
    nead@uema.br

    Detalhe no ultimo paragrafo: para que este Curso inicie em Janeiro de 2001. Ja deu pra ver quao desatualizadas sao as informacoes. Sera que o curso ainda e oferecido?

    Ainda bem que o Nucleo tem e-mail.




    Xi! Link quebrado! O que esta disponivel na pagina do Oriente-se e http://www.uema.br/nead.html (Nead significaria Nucleo de Ensino a Distancia?). Tentemos apenas o dominio...







    Pesquisando melhor o site, descubro que Pedagogia realmente e a unica graduacao disponivel na UFES, mas que a universidade esta formatando cursos de Administracao e de Formacao Pedagogica. Ha tambem muito bla-bla-bla quanto ao projeto de ensino a distancia da instituicao, regulamentacao, objetivos, etc. e poucas palavras sobre metodologia.

    Em Calendario, ha referencias as aulas inaugurais do curso ocorridas em outubro de 2001 em 13 cidades do Espirito Santo. Nada demais: apenas data e local.

    No link Duvidas, quando se esperava mais informacoes, apenas surgem telefones e e-mails de contato. O correio eletronico, sem duvida, sera utilizado. Ate porque as duvidas persistem. Mas, por enquanto, vamos a outra universidade.




    Opa! Cheiro de decepcao a vista! As noticias publicadas na pagina principal do Ne@ad (sigla do nucleo) sao de fevereiro pra tras! Atualizacao nao parece ser o forte da instituicao capixaba...




    Inicio alentador: cai na pagina do Nucleo de Ensino Aberto e a Distancia da universidade. O visitante presumivelmente e melhor direcionado dentro desse ambiente. Vamos tentar!







    No FAQ, a maioria das perguntas mais importantes estão respondidas! Mas detectei um problema: la, as respostas sao baseadas no primeiro calendario, referente ao inicio de 2002, e nao esta atualizado para as inscricoes que estao acontecendo agora em julho, conforme escrevi anteriormente. Porem, acho que e possivel fazer uma especie de transposicao das informacoes disponiveis para a epoca de hoje. Portanto, eis as conclusoes:

    Para entrar no curso, e preciso realizar concurso vestibular. O processo de inscricao e matricula e todo feito via internet. O curso de Administracao dura quatro anos, como um curso presencial comum. Na hora em que eu quiser, faco as aulas. Ha uma reuniao mensal da turma com o tutor, no Centro Regional. As avaliacoes sao feitas atraves de provas presenciais ou de eventuais trabalhos. Tenho tutoria tanto via internet como presencialmente. Todo o material do curso e disponivel para impressao. Por enquanto, nos primeiros semestres, nao e possivel utilizar creditos obtidos em outro curso superior ja realizado, embora a FAAB prometa modificar o processo em breve, quando todas as disciplinas estiverem implementadas. O pagamento das mensalidades e feito atraves de boleto bancario a ser impresso via internet. Ha alguns programas que sao necessarios para o acompanhamento do curso, mas eles sao oferecidos no inicio do periodo letivo. A instalacao dos programas e auxiliada atraves de um tutorial.

    Como se ve, ha muitas informacoes a respeito do curso e as duvidas que restam sao poucas. O conteudo da pagina da FAAB e realmente muito satisfatorio. E bom ressaltar que trata-se de uma universidade particular, o que pode ser considerado um diferencial. Porem, e preciso experimentar as outras universidades.

    Caso surja alguma duvida ao visitar o site de outra universidade, e provavel que eu retorne a FAAB para obter novas respostas.




    Na página de softwares utilizados, aparecem, de fato, todos os programas envolvidos na infra-estrutura do curso. Não há muitos detalhes quanto à real utilização de cada software, mas ao menos a disponibilização dessa informação dá credibilidade ao curso.

    Já a equipe apresenta todos os seus integrantes, divididos de acordo com o tipo de trabalho de cada um deles, com direito a foto e à formação profissional de cada um.

    Está na hora de ser mais objetivo. Vamos logo às informações de que preciso.




    Achei um computador onde o Flash funciona bem! Vamos então voltar à página da FAAB...