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Graduação à distância: um rápido olhar


Tuesday, July 16, 2002

Estamos de volta! E com uma boa notícia: o Programa de Educação a Distância da UFPa tem página! E bem-feita, por sinal. Corramos atrás das informações.




A página FAQ do Programa é bem esclarecedora e tem praticamente todas as informações necessárias para alguém interessado.

De cara, a Universidade informa a principal restrição ao alunado:


Não sou residente do Estado do Pará. Posso me inscrever no Curso a Distância de Licenciatura Plena em Matemática?
Não. O Curso está aprovado apenas para atender a demanda de professores da rede pública do Estado do Pará.

Mesmo assim, ainda há mais informações quanto ao curso. Por exemplo: um professor interessado em fazer o curso deve procurar a Secretaria de Educação (Estadual ou Municipal, de acordo com sua lotação) e informar-se sobre o edital (segundo a página, o último foi aberto em fevereiro, embora lá esteja escrito que o Edital para inscrição será publicado em fevereiro).

Quanto ao processo de seleção: os candidatos prestam um curso preparatório, com conteúdo de Ensino Médio, acomhado por professores tutores, durante quatro meses. Depois, realizam uma prova presencial de caráter seletivo. Foram selecionados 250 alunos.

Durante o curso, cada grupo de 25 alunos terá um tutor como responsável. Haverá sessões presenciais marcadas previamente por telefone ou e-mail. A duração do curso é de quatro anos.

Duas dúvidas sobram. O FAQ diz que havia mil vagas ofertadas, mas por que apenas 250 alunos seriam selecionados? A segunda pergunta diz respeito ao objetivo do programa, descrito na página de apresentação: seu público alvo é basicamente formado por jovens e adultos excluídos ou impossibilitados, por questões geográficas, econômicas ou outras de ordem pessoal de freqüentar o sistema formal de ensino. Como garantir, então, que os alunos terão acesso às aulas e aos cursos, se é suposto que eles não têm condições geográficas ou econômicas? As perguntas são atraentes mas, infelizmente, fogem do escopo deste trabalho. Entretanto, posso considerar que a página da UFPa é bem esclarecedora.

Viajemos do norte ao sul do país! Próxima parada, Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná (UFPR)!




Após muito custo, achei o link para o curso de Pedagogia.




A página está bem categorizada, o que pode facilitar a obtenção das informações. Vamos lá:

A carga horária é de 3240 horas, sendo 2368 na modalidade a distância e 872 na modalidade presencial. Desenvolve-se ao longo do ano, nos finais de semana e períodos de férias escolares. O curso dura cerca de 42 meses, isto é, 3 anos e meio. Os estudos a distância são supervisionado pelo professor/tutor. Os encontros presenciais funcionam das 8h20min às 12h e das 13h30min às 18h, nos centros associados. Pelo site, o aluno pode fazer o acompanhamento e obter documentos (arquivos) relacionados ao curso.

Nesta página não se fala em vestibular e alcance geográfico do curso. Vamos procurar em outros links. Mas boa parte das dúvidas de um potencial candidato já foram resolvidas.




É, difícil de obter essas informações. É possível que o curso ainda não tenha sido oferecido e que tudo ainda esteja no papel. É o que vou perguntar.

Mas, antes, de volta para casa, de volta para o Rio de Janeiro! Direto para a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)!




Nada sobre ensino a distância! Pior ainda: encontrei, na página de apresentação do curso de Ciências Biológicas,uma descrição suscinta (sic) do objeto de ensino. Ugh! Vamos descer da cidade de Campos em direção a Niterói, onde fica a Universidade Federal Fluminense (UFF)...




O link cai na página do Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), responsável pela elaboração dos cursos de graduação à distância no Estado do Rio. Há informações sobre os processos seletivos de 2001 e 2002. Caindo nesta última, MUITAS informações, aparentemente. Tentemos!




A carta de apresentação do coordenador do Cederj informa que os cursos, embora oferecidos pela UFF (e também o de Licenciatura em Ciências Biológicas, oferecido pela Uenf), também têm como parceiras a UFRJ e a Uerj. No caso do curso da UFF, de Licenciatura em Matemática, nove municípios do interior do Rio servem como pólos regionais. Cada um deles atende 40 alunos.




Uma seção chamada Como Funciona explica bem aquilo que se propõe. Lá vão mais algumas informações, transcritas do site:


A presença do professor se fará através de um sistema que compreende: material didático especialmente preparado, tutoria presencial semanalmente no pólo regional, tutoria a distância via Internet, telefone e fax, e diversos outros elementos que já são utilizados há muitos anos por conceituadas universidades do mundo. (...) Os pólos têm como função principal prover a infra-estrutura de atendimento e de estudo, bem como ser referência institucional para os alunos, promovendo, além da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, a adesão do alunado ao sistema CEDERJ. Nesses pólos serão também desenvolvidos cursos de extensão e atividades culturais. (...) O material de estudo do aluno consistirá em: material impresso que estará à disposição dos estudantes nas bibliotecas dos pólos (caso o aluno deseje, poderá adquirir, pelo preço de custo, o material impresso referente a cada disciplina); material complementar - vídeos e multimídia - disponível nas bibliotecas dos pólos para consulta e cópias. A estrutura de apoio acadêmico: nas universidades, compõe-se de salas de coordenação dos cursos e de salas preparadas para a tutoria a distância – a ser realizada via Internet, fax e telefone; nos pólos regionais, compõe-se de salas com computadores ligados à Internet, salas preparadas para a tutoria presencial, sala para atendimento de alunos por meio de fax, telefone e correio postal, salas de estudo, laboratórios de ensino, bibliotecas e salas para seminários presenciais e videoconferências. Os alunos realizarão, nos pólos, duas avaliações presenciais por semestre; essas avaliações serão corrigidas pelos professores das universidades. Durante todo o desenvolvimento do curso serão realizadas também avaliações a distância, corrigidas pela equipe de tutores das universidades. Além disso, cada aluno fará auto-avaliações que serão corrigidas para que ele possa acompanhar seu próprio desempenho nas disciplinas, mas não serão computadas no conceito final.

A página apresenta, ainda, a seguinte figura, para ilustrar o esquema de atendimento da tutoria aos alunos:





Vale lembrar: o Cederj organizou os dois concursos, da UFF e da Uenf. Portanto, as informações aqui obtidas referem-se a ambos os concursos.

O edital do último concurso também foi publicado.Lá, informações sobre vestibular: o candidato precisa ir a um dos pólos regionais definidos no edital e se inscrever no concurso. Depois realiza a prova no pólo em que pretende se matricular, caso seja aprovado. A prova segue os passos de um vestibular comum: duas etapas, com testes de conhecimentos não-específicos na primeira e específicos na segunda.

O edital não fala em restrições quanto aos candidatos: desde que ele tenha condições de freqüentar o pólo regional em que se matricula, qualquer pessoa pode fazer o curso. Outra omissão: na documentação para inscrição, não se fala em diploma de Ensino Médio. Taí uma dúvida que surge.

O FAQ também tem perguntas interessantes. A principal - com a respectiva resposta - está abaixo:


Como serão realizadas as provas?
O sistema de avaliação é um processo de acompanhamento contínuo em que você terá: Exercícios Avaliativos (auto-avaliação por parte do aluno, a que não será atribuído grau); Avaliações a Distância (serão aplicadas ao longo do período letivo, ao final do primeiro e do terceiro mês, com atribuição de grau de 0 a 10 e peso de 20%); Avaliações Presenciais (serão aplicadas ao longo do período letivo, ao final do segundo mês e do período letivo, com atribuição de grau de 0 a 10 e peso de 80%). Se você não for aprovado em alguma disciplina do 1º semestre poderá cursá-la no período seguinte.





O Cederj talvez tenha sido o site que melhor atendeu às expectativas. Muitas respostas e categorizadas de forma eficiente, facilitando a busca. Além disso, conta também com provas antigas, estatísticas e outros dados. Mesmo assim, ainda deixa algumas dúvidas, que tentarei tirar via e-mail.

Está acabando... Voltemos à Região Sul... Pra ser mais exato, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), cujo link tive que pegar no Google.




Através do Mapa do Site da página sobre Ensino a Distância da PUC-RS, chego ao site do Curso de Engenharia Química, oferecido à distância. Hora de desbravar!




Não há muitas informações. Objetivos do curso, equipe, endereços e telefones... O mais interessante é a estrutura curricular, mas nada que atraia algum candidato ao curso. Voltemos à página do núcleo de Ensino a Distância.




Nada! Links para outros sites relacionados a EAD, artigos sobre o assunto, cursos... Pouco se fala sobre inscrições e o curso em si... Mais uma universidade que receberá um e-mail meu.

Vamos, enfim, à última, ainda no Sul: Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). (UFA)




Achei a página do Curso de Pedagogia da Udesc Virtual. Há uns menus sugestivos. Vamos ver.




Um bom número de informações! Vamos a elas.

Uma das metas da Udesc Virtual é oferta de cursos a instituições públicas ou privadas, participantes mediante a celebração de contratos ou convênios. Portanto, é possivel que a inscrição de candidatos seja bem restrita. Quanto ao curso em si, ele pode ser concluído entre 3 e 7 anos. 80% do curso é realizado na modalidade à distância e os 20% restantes em encontros presenciais semanais. A grade curricular está disponível na página.

Os alunos devem assistir a 75% dos momentos presenciais para serem aprovados. Os critérios de avaliação envolvem: prova escrita de caráter individual e presencial (peso 4); trabalho individual e/ou e em grupo (peso 3); relatório do tutor acerca do aproveitamento do aluno, considerando a participação, o envolvimento, o desenvolvimento de habilidades práticas e a auto-avaliação feita pelo aluno (peso 3).

Recursos utilizados: cadernos pedagógicos, guias de estudos, fitas de vídeo, fitas de áudio, telefone, fax, computador, tele e vídeoconferências, rádio e TV. Todos estão disponíveis nos núcleos de ensino, representados em 136 municípios de Santa Catarina.




No link Como ser aluno, a constatação:


O curso somente está sendo oferecido a instituições (públicas ou privadas) através da celebração de contratos ou convênios.

Mesmo assim, as informações complementares estão disponíveis no site. Bastam as notas do Ensino Médio e um currículo para o processo seletivo. O curso se inicia logo após o contrato firmado com a instituição interessada.

Sem muitas informações de uma vez na tela, a Udesc Virtual praticamente resolveu as dúvidas que um eventual candidato teria. Bem simples, categorizado e informativo. Um dos melhores sites encontrados.




Enfim, uma rápida análise das páginas dos cursos de graduação a distância. Como primeiras conclusões, posso citar:

  • embora disponham de cursos de graduação a distância, muitas universidades praticamente não disponibilizam as informações referentes a esses cursos na Internet. Uma ou outra nem tem referência à existência dessa modalidade de graduação!

  • o público-alvo varia de instituição para instituição. Algumas oferecem seus cursos à comunidade sem muitas restrições, outras preferem usar o curso como um serviço para organizações, e mais um grupo volta o curso para comunidades carentes.

    Agora, resta-me entrar em contato com as universidades para obter mais informações. Em breve voltarei para expor o conteúdo dos e-mails que serão repassados a cada universidade. Ah, e claro, falta ler o enorme documento da UFMT, que também pode gerar mais um post e mais algum e-mail. Depois, aguardar mais um tempo as respostas e, enfim, chegar a conclusões mais profundas do que as feitas acima.

    Até a próxima!




  • Monday, July 15, 2002

    Estou de volta, já em Ouro Preto. Prossigamos!




    A Universidade mantém um Núcleo de Educação Aberta e à Distância (NEAD). Dentro de Cursos, chega-se à página do curso em Licenciatura plena em educação básica 1ª a 4ª séries modalidade: educação a distância.

    Nesta página, há informações sobre área de atuação (em andamento: Mariana, Barão de Cocais, Paraopeba, Nova Era I e Nova Era II; em breve: Maripá de Minas, Jequeri, Berilo; são todas cidades do interior de Minas Gerais; atuação coerente com um dos objetivos do NEAD: promover a democratização do saber, o acesso à educação e a interiorização da oferta de cursos da UFOP para atender às demandas da comunidade), carga horária total (3330 horas, equivalente a 4 anos de curso), as disciplinas oferecidas e o método utilizado. Fala-se nada sobre processo de inscrição, matrícula e aulas presenciais. Começo a ter a impressão de que alguns cursos de graduação à distância são voltados quase que exclusivamente às comunidades mais próximas da Universidade, intuição que também me pegou ao analisar a UEMA.

    Bem, essa pergunta sem dúvida estará no e-mail que enviarei ao NEAD da UFOP. De Minas à Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)!




    Pra variar, a UFMT também tem seu NEAD (Núcleo de Educação Aberta e a Distância). Mas a página tem um bom visual e me parece objetiva. Espero não me decepcionar!




    O NEAD da UFMT disponibiliza um documento em Word com a proposta completa do curso! Pela rápida pincelada que dei, parece haver ali todas as informações referentes ao curso de graduação à distância. A proposta completa, disponível na Web, é uma bola dentro. Mas faltou uma versão mais objetiva... Vamos ver o que descubro.




    O documento é muito longo (76 páginas!) e vai me custar um bom tempo. É muito provável que todas as dúvidas, ou boa parte delas, sejam sanadas com a leitura do projeto. Vou fazer, assim, o seguinte: passarei à próxima universidade, e mais tarde, após passar por todas, lerei o documento da UFMT. Afinal, pretendo passar os e-mails às instituições de uma vez, para facilitar a comparação dos cálculos do tempo de resposta.

    Antes de sair, só mais um comentário: a UFMT disponibiliza uma série de artigos sobre educação à distância. O empenho dos acadêmicos é grande em disseminar a modalidade de ensino.

    Sigamos, agora para a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).




    Caio na bela página da Coordenadoria de Ensino a Distância (CED) da UFMS. No menu superior direito, Cursos, e em seguida, vários menus, de acordo com o tipo de curso que procuro: graduação, pós-graduação etc. Logo começo a ler sobre o curso de graduação à distância da UFMS (Licenciatura Plena em Pedagogia). Vejamos...




    Após uma rápida exposição sobre motivação e justificativa da modalidade do ensino à distância, as informações mais importantes do curso da UFMS são transcritas a seguir:


    Para a consecução do Curso, a Coordenadoria de Educação a Distância reuniu professores de diferentes áreas de conhecimento, representando os diferentes cursos de Licenciatura da UFMS: Pedagogia, Letras, História, Matemática, Física, Química, Educação Física, Geografia, Artes, Jornalismo, além de profissionais da área de web design, design gráfico e psicologia.

    Os professores desenvolverão suas disciplinas versando sobre parte do conteúdo de forma presencial e parte a distância. Nos momentos presenciais serão aplicadas as avaliações, conforme previsto na legislação, e desenvolvidos conteúdos para os quais o professor considerar mais adequada ou necessária sua presença, ou os debates pessoais. Para esses momentos poderão ser produzidos filmes com estudos de caso, e outros, a fim de consolidar os estudos.

    Com duração mínima de 4 (quatro) anos e máxima de 5 (cinco) anos, o curso terá 50% da carga horária presencial e 50% da carga horária à distância. Serão colocadas à disposição dos alunos disciplinas optativas, em que poderão fazer o aprofundamento dos estudos.

    Esclarecimento:

    Esclarecemos que a Graduação em Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul apresenta uma particularidade: é oferecida somente a partir de convênios firmados entre a UFMS e instituições ou parceiros de todo o Mato Grosso do Sul. O curso é oferecido na modalidade a distância com uma carga horária presencial e o período a distância através de cadernos pedagógicos especificamente preparados para o curso.

    Para maiores informações, a UFMS deixa e-mail e telefone. Curiosidade: na página, há um link para o resultado do processo seletivo especial de 2002, dividido por três cidades.

    Para a simulação desejada, a informação sobre a inscrição para vestibular torna-se irrelevante, já que o curso é oferecido apenas a instituições conveniadas. Portanto, a página da UFMS é bem satisfatória.

    Passemos, logo, à Universidade Federal do Pará (UFPA).




    O link, oferecido pelo Oriente-se, e ao contrário dos das últimas universidades, cai na página principal da Universidade. Mau sinal, pode significar que não há referências ao ensino de graduação à distância no site da UFPA... Bem, procuremos.




    Site fora do ar! Vou dar uma pausa e voltar mais tarde. Até mais.