LabVad é uma plataforma de Laboratórios Virtuais de Atividades Didáticas em Ciências e Robótica. A primeira versão da plataforma adotava a arquitetura cliente-servidor e, desse modo, cada laboratório desenvolvido com hardware livre durante a primeira fase do Projeto possuía um ambiente próprio para acesso ao experimento. A implementação dos primeiros laboratórios ocorreram em meados de 2007 por membros do Grupo de INformática APlicada a Educação (GINAPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Projeto apoiado por RNP, CAPES, CNPq, FAPERJ, PAIRG, NCE, UFRJ, DIMAp e UFRN.
Coordenadores: Fábio Ferrentini Sampaio, Marcos Elia e Leonardo Cunha de Miranda.
Veja aqui vídeo sobre como utilizar o LabVAD.
O ambiente é adequado a crianças na faixa etária de 9 anos ou mais que desejam iniciar no mundo da programação com robótica. Projeto apoiado por RNP e FAPERJ.
Coordenação: Fábio Ferrentini Sampaio
Desenvolvimento: Rubens Lacerda Queiroz
Acesse aqui o site do projeto para mais informações e DOWNLOAD.
Acesse aqui o canal Youtube com vídeos sobre o DuinoBlocks4Kids.
O ambiente é adequado ao público adolescente e adulto que deseja desenvolver programas para diferentes placas Arduino. Projeto apoiado pela FAPERJ.
Coordenação: Fábio Ferrentini Sampaio
Desenvolvimento: José Augusto Mendes Vidal
Faça DOWNLOAD aqui do DuinoBlocksII versão 8 (arquivo zip) e leia o arquivo de instalação.
O DuinoGraph é uma matriz de LEDs 24x24 onde o usuário pode programá-la para desenvolver diferentes experimentos.
Para utilizar o DuinoGraph é necessário que o usuário baixe a biblioteca duinograph.h e inclua a mesma no seu programa Wiring.
Coordenação: Fábio Ferrentini Sampaio
Desenvolvimento: Yuri Santos Teixeira
Faça DOWNLOAD aqui da biblioteca do DuinoGraph.
Faça DOWNLOAD aqui de um video apresentando o DuinoGraph em funcionamento (ainda não disponível).
Em breve o DUINOGRAPH estará disponível no consórcio de laboratórios LabVAD !
Descrição do projeto...
Projeto apoiado por FAPERJ
Coordenadores: Fábio Ferrentini Sampaio & Maria Helena Cautiero Horta Jardim.
A partir de uma experiência exitosa, em 2014, do uso da robótica em um curso piloto de introdução a programação para alunos da Escola NAVE [Dargains, 2015], o NAVELabs se junta ao LIvRE com a intenção de propor, para o ano de 2016, o presente projeto de pesquisa-ação com RE no âmbito da Escola NAVE.
O projeto em tela utiliza como estratégia pedagógica a Aprendizagem Baseada em Projetos (Problem Based Learning), e está estruturado em torno de três linhas de ação, todas tendo como pano de fundo o uso da robótica na educação e o incentivo à exploração de diferentes tópicos do currículo das disciplinas do ensino médio da Escola NAVE.
Espera-se que em futuro próximo outros professores da Escola venham se juntar as diferentes iniciativas do Projeto, trazendo novas ideias e contribuições para trabalhos e pesquisas do NAVELabs-LIvRE.
Curso de formação em Robótica Básica para alunos do programa NAVE:
O curso é um dos resultados da parceria entre NCE-LivRE com o grupo NAVELabs, tem o objetivo de introduzir os participantes no mundo da robótica, apresentando conceitos básicos de eletrônica, do hardware Arduino e sua programação.
Com carga horária aproximada de 20 horas (2 meses) e está sendo ministrado para os alunos do CEJLL de forma semi-presencial. Os encontros presenciais acontecerão quinzenalmente na Escola, sendo que os encontros 1 e 2 acontecerão em semanas consecutivas.
As atividades semi-presenciais utilizarão lista de discussão (ou algum AVA disponível na Escola) e o ambiente LabVAD – desenvolvido e disponibilizado pela equipe do GINAPE - para treinamento e prática de programação com Arduino.
Projeto apoiado por Instituto Oi Futuro e CESAR em parceria com NCE-LIvRE/UFRJ.
Coordenador: Antoanne Pontes.
Participantes: José Vidal, Igor Abreu, Cristiane Sanches e Fábio Ferrentini Sampaio.
O Creathon proposto objetiva levar os participantes (Professores de Escolas) a um entendimento inicial sobre a área de Robótica Educacional (RE), bem como faze-los refletir e propor atividades pedagógicas com uso do hardware livre Arduino.
Nesta 3a. turma do Creathon estamos disponibilizando cerca de 12 vagas para a comunidade interna e externa à UFRJ.
O curso está relacionado a projeto financiado pela FAPERJ.
Coordenador: Fábio Ferrentini.
Co-responsáveis: Serafim Brandão & Rubens Queiroz.
INTERESSADO na turma 4 do CREATHON ? Clique aqui e entre em contato com a Coordenação do LIvRE !
O Creathon proposto objetiva levar os participantes (Professores de Escolas) a um entendimento inicial sobre a área de Robótica Educacional (RE), bem como faze-los refletir e propor atividades pedagógicas com uso do hardware livre Arduino.
Nesta 2a. turma do Creathon estamos disponibilizando cerca de 06 vagas para o público externo ao PPGI/UFRJ.
O curso está relacionado a projeto financiado pela FAPERJ.
Coordenador: Fábio Ferrentini.
Co-responsáveis: Serafim Brandão & Rubens Queiroz.
INTERESSADO ? Clique aqui e entre em contato com a Coordenação do LIvRE !
O Creathon proposto objetiva levar os participantes (Professores de Escolas) a um entendimento inicial sobre a área de Robótica Educacional (RE), bem como faze-los refletir e propor atividades pedagógicas com uso do hardware livre Arduino.
Na 1a. turma do Creathon participaram 09 Professores que, ao final, propuseram 5 trabalhos a serem desenvolvidos em suas Escolas, sobre diferentes temas do curriculo escolar.
O curso está relacionado a projeto financiado pela FAPERJ, com novas turmas previstas para 2017.
Coordenador: Fábio Ferrentini.
Co-responsáveis: Serafim Brandão & Rubens Queiroz.
Interessado ? Clique aqui e entre em contato com a Coordenação do LIvRE !
Construção de artefatos robóticos (software DB4K) e jogos por alunos do ensino Fundamental e Médio, com o objetivo de desenvolver habilidades relacionadas à programação e ao pensamento computacional.
O projeto em tela utiliza como estratégia pedagógica a Aprendizagem Baseada em Projetos (Problem Based Learning).
Coordenação: Claudia Lage R. Motta, Carlo Emmanoel Tolla e Erica Scheffel
A fim de aprofundarmos conhecimento teórico e prático nesta sub-área de pesquisa em Tecnologias no Ensino, periódicamente acontece um grupo de estudos em robótica e educação.
As reuniões acontecem, quinzenalmente, às 4a feiras, no horário de 9.30 às 12.00 hs no NCE.
Principais tópicos de interesse:
- Robótica na sala de aula;
- Robótica na integração curricular;
- Robótica e pensamento computacional;
- Robótica e ensino de programação;
- Robótica e espaços makers.
Havendo interesse, pedimos que envie email para que possamos avaliar sua participação no grupo.
Coordenador: Fábio Ferrentini Sampaio.
Realizado entre os dias 27 e 30 de abril de 2017 na cidade do Rio de Janeiro, o Festival da Matemática tem como objetivo desmistificar a Matmética, apresentando atrações lúdicas para todas as idades (crianças, adolescentes, adultos, pais e professores). Sem dúvida, uma experiência enriquecedora em todos os sentidos!
O nosso projeto teve como título "ROBÓTICA EDUCACIONAL, MATEMÁTICA E INTERDISCIPLINARIDADE", apresentando diferentes ferramentas e ambientes desenvolvidos pelo Laboratório LIvRE, contribuindo para a divulgação científica a partir de invenções, criatividade e desenvoltura, celebrando também o movimento Maker (fazedores).
http://www.festivaldamatematica.org.br/programacao-do-festival/robotica-educacional-matematica-e-interdisciplinaridadeImagens do nosso Stand que esteve exposto nos dias 29 e 30 de abril na Escola Sesc de Ensino Médio
Interessado ? Clique aqui e entre em contato com a Coordenação do LIvRE !
O LIvRE e a IEEE RAS/UFRJ estão realizando iniciativas conjuntas no sentido de ampliar a divulgação e uso da robótica em ambientes de ensino-aprendizagem. Em breve aqui mais novidades !
Veja no Facebook mais informações sobre o capítulo IEEE Robotics Automation Society/UFRJ em www.facebook.com.br/RASUFRJ
Interessado ? Clique aqui e entre em contato com a Coordenação do LIvRE !
O Projeto LIvRE conta com o apoio da FAPERJ.