Antes de descrevermos o processo de modelagem, é necessário
entendermos o conceito de modelo e de simulação.
A palavra simular significa imitar algo. Quando crianças
estão "brincando de casinha", na verdade elas estão
imitando a vida familiar. Quando um piloto de aeronave está
no simulador de vôo, ele está imitando um vôo
de verdade, realizando os treinamentos e condicionamentos necessários
para que no mundo real possa pilotar um avião com segurança.
Para que ocorra a simulação, é necessário
haver um modelo que represente de forma simplificada e significativa
o que se quer imitar. No caso das crianças "brincando
de casinha", os modelos são os brinquedos utilizados
(bonecas, bonecos, móveis, panelas etc). Na simulação
de vôo, o modelo é o próprio simulador de vôo.
Um modelo representa fatos, eventos, objetos ou processos
que ocorrem no mundo real ou num mundo imaginário e pode
ser físico, como nos exemplos citados acima, matemático
(conjunto de equações que descreve o movimento dos
planetas no nosso sistema solar), computacional ou uma combinação
de um ou mais destes tipos.
O modelo é, em geral, a simplificação de um
objeto ou fenômeno existente no mundo real. Por ser mais simples,
facilita o processo de entendimento e/ou estudo do objeto ou fenômeno
modelado.
Um mapa rodoviário do tipo 4 Rodas é um bom exemplo
de um modelo da malha rodoviária do Brasil. A sua simplicidade
permite utilizá-los no planejamento de rotas de viagens de
férias ou a trabalho, evitando por exemplo, trechos de estrada
sem pavimentação ou em péssimo estado de conservação.
No entanto este mesmo mapa será de pouco uso a uma equipe
técnica do Ministério dos Transportes que deseja projetar
uma nova estrada para ligar duas regiões do país.
Neste caso, os técnicos terão que lançar mão
de mapas cartográficos, que detalham a topografia de micro-regiões,
produzidos pelo IBGE.
A modelagem é o processo de construção
de um modelo. Para um mesmo fenômeno a ser modelado, o número
possível de modelos depende dos diferentes aspectos que podem
ou não ser considerados, ou seja, das diferentes visões
do(s) modelador(es).
No
exemplo acima em que uma equipe técnica deseja projetar uma
estrada, podemos pensar que os mesmos poderão produzir (modelar),
a partir de estudos cartográfico, econômico e de impacto
ambiental diferentes projetos (modelos) que seriam levados para
apreciação e decisão - provavelmente - por
uma equipe composta de individuos de diferentes Ministérios
(Transportes, Economia, Meio-Ambiente, etc.).
Assim,
o valor da utilização da modelagem em sala de aula
está na possibilidade de permitir aos alunos de representarem
suas idéias sobre determinados fenômenos, testarem
hipóteses, confrontarem as mesmas com as idéias dos
colegas, professores e especialistas e tirarem conclusões
sobre os temas trabalhados..
__________ Alguns tópicos relacionados
A
questão da modelagem dinâmica no ensino de Ciências
Conceitos
de modelagem computacional aplicados à educação |