Introdução as Teorias de Aprendizagem
Neste tópico, serão apresentados alguns conceitos introdutórios das teorias de aprendizagem, que é um subconjunto da Ciência Cognitiva. Este estudo da evolução das teorias da psicologia da aprendizagem, chamada de ciência do comportamento humano, tem como objetivo principal mostrar a importância destas teorias na Ciência Cognitiva.
Segundo
Gardner (1996, p.20), "Atualmente , a maioria dos cientistas cognitivas
é proveniente das fileiras de disciplinas específicas - em especial,
da filosofia, da psicologia,
da inteligência artificial,
da lingüística, da
antropologia e da neurociência
(Eu me referirei a essas disciplinas conjuntamente como 'Ciências Cognitivas')."
É importante compreender o modo como as pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, bem como identificar o papel de um professor, por exemplo, nesse processo. Estas teorias são importantes porque possibilita a este mestre adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades que lhe permitirão alcançar melhor os objetivos do ensino.
Na aprendizagem escolar, existem os seguintes elementos centrais, para que o desenvolvimento escolar ocorra com sucesso: o aluno, o professor e a situação de aprendizagem.
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento. A aprendizagem não seria apenas inteligência e construção de conhecimento, mas, basicamente, identificação pessoal e relação através da interação entre as pessoas.
Os
ambientes computacionais destinados ao ensino devem trazer à tona fatores
pertinentes à mediação humana através da tecnologia.
As teorias de aprendizagem têm em comum o fato de assumirem que indivíduos
são agentes ativos na busca e construção de conhecimento,
dentro de um contexto significativo. Na Tabela 3.1, encontram-se resumidas as
características de algumas das principais teorias de aprendizagem.
Teorias
de Aprendizagem
|
Características
|
Epistemologia Genética de Piaget | Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio. Níveis diferentes de desenvolvimento cognitivo. |
Teoria Construtivista de Bruner | O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. Aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. Instrução relacionada a contextos e experiências pessoais. |
Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky | Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); oindivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos. |
Aprendizagem
baseada em Problemas/ Instrução ancorada (John Bransford & the CTGV) |
Aprendizagem se inicia com um problema a ser resolvido. Aprendizado baseado em tecnologia. As atividades de aprendizado e ensino devem ser criadas em torno de uma "âncora", que deve ser algum tipo de estudo de um caso ou uma situação envolvendo um problema. |
Teoria da Flexibilidade Cognitiva (R. Spiro, P. Feltovitch & R. Coulson) | Trata da transferência do conhecimento e das habilidades. É especialmente formulada para dar suporte ao uso da tecnologia interativa. As atividades de aprendizado precisam fornecer diferentes representações de conteúdo. |
Aprendizado Situado (J. Lave) | Aprendizagem ocorre em função da atividade, contexto e cultura e ambiente social na qual está inserida. O aprendizado é fortemente relacionado com a prática e não pode ser dissociado dela. |
Gestaltismo | Enfatiza a percepção ao invés da resposta. A resposta é considerada como o sinal de que a aprendizagem ocorreu e não como parte integral do processo. Não enfatiza a seqüência estímulo-resposta, mas o contexto ou campo no qual o estímulo ocorre e o insight tem origem, quando a relação entre estímulo e o campo é percebida pelo aprendiz. |
Teoria da Inclusão (D. Ausubel) | O fator mais importante de aprendizagem é o que o aluno já sabe. Para ocorrer a aprendizagem, conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo. A aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes. |
Aprendizado Experimental (C. Rogers) | Deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que é necessário. O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os co-responsáveis pela aprendizagem. |
Inteligências múltiplas (Gardner) | No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo. |
Tabela
3.1 - Teorias de Aprendizagem
Para saber mais:
Livros e publicações:
EYSENCK, Michael W.;KEANE, Mark T. Cognitive psychology: a student's handbook.United Kingdom: British Library Cataloguing in Publication Data, 1994.
POZO, Juan Ignácio. Teorias Cognitivas da aprendizagem. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
STENBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
STILLINGS, Neil A. Cognitive Science: an introduction. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, 1989.
TOVAR, Sônia Maria; ROSA, Marilaine Bauer da Silva Santa.(ORG) Psicologia da aprendizagem. Rio de Janeiro: Agua-Forte, 1990.
Links:
http://www.planetaeducacao.com.br/professores/suporteaoprof/pedagogia/teorias00.asp
Página do Planeta Educação com explicações sobre várias teorias pedagógicas.
http://www.funderstanding.com/behaviorism.cfm
Página, em inglês, da Funderstanding, com explicações das teorias da aprendizagem.
http://www.geocities.com/celitaparreiras/cond.htm
Página da
professora Maria Celita de Oliveira Parreiras da Universidade de Itaúna
sobre "Formação docente e capacitação continuada".
Possui explicações sobre algumas teorias da aprendizagem.
http://www.eps.ufsc.br/disserta98/ribeiro/
Contém a dissertação de Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva, "Bases pedagógicas e ergonômicas para concepção e avaliação de produtos educacionais informatizados", apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do grau de Mestre em Engenharia de Produção em Julho de 1998.
http://psychology.about.com/blsubcog_learn.htm
Página do About.com sobre Psicologia. Possui um ótimo material sobre as principais teorias da aprendizagem.
http://www.gsu.edu/~dschjb/wwwmbti.html
"GSU Master Teacher Program: On Learning Styles", página em inglês sobre os diferentes estilos de aprendizagem.
"Explorations in Learning & Instruction: The Theory Into Practice Database". Página em inglês com resumos das 50 maiores teorias de aprendizado e instrução, além de explicações sobre outros assuntos realcionados ao aprendizado.
http://www.infed.org.uk/thinkers/
"Infed.org, the home of informal education." Página em inglês com resumos das contribuições dos principais pensadores, além de exemplos de seus trabalhos, detalhes da biografia e links para outros websites.
http://www.infed.org/biblio/b-learn.htm
"Infed.org, the home of informal education." Página em inglês sobre aprendizado, que fala, entre outros temas, sobre os modelos de aprendizado.
http://www.emtech.net/learning_theories.htm#Subsumtion1
Material do curso de "Inteligência Artificial e Educação" da professora Heloisa Vieira da Rocha da Unicamp.
http://mathforum.org/mathed/constructivism.html
Página sobre educação matemática, voltada para aplicação do construtivismo na sala de aula. Contém vários artigos e explicações de temas relacionados.
http://www.emtech.net/learning_theories.htm
Página sobre as teorias de aprendizagem, com vários links para cada uma delas.
http://www.nwlink.com/~donclark/hrd/learning/development.htm
"Developing Instruction or Instructional Design". Página em inglês que fala sobre cinco teorias de aprendizagem, entre elas o construtivismo e as condições de aprendizado de Gagné.
http://www.emtech.net/construc.htm
Página sobre o construtivismo e o instrucionismo, com vários links para sites relacionados.
http://userwww.sfsu.edu/~ching/personal/Learning/learn.html
Página sobre a aprendizagem, que fala sobre as principais teóricos e suas teorias.
http://www.trican.com/mcgraw-hill/vanderzanden/links.html
Página que fala sobre as fases do desenvolvimento da aprendizagem da criança, separadas por capítulos, com links e muitas informações.
http://members.tripod.com/lfcamara/mestres.html
"Grandes Mestre - Novas Idéias sobre a Educação: Alguns Educadores que influenciaram a Educação"
http://chd.gse.gmu.edu/immersion/knowledgebase/
Quadro comparativo com va'rios links sobre as teorias de aprendizagem.