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Umidade do Ar


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Descrição da Atividade

  Esta atividade multidisciplinar possui o objetivo de servir como uma ferramenta de apoio as aulas de física e biologia através da criação de um modelo que utiliza os conceitos de evaporção e incidência solar.
  Esta atividade pode ser aplicada tanto para alunos da oitava série (entre 13 e 14 anos), quanto para alunos da quinta série (entre 10 e 11 anos).

As perguntas iniciais que devem ser trabalhadas são:

· Qual a influência da umidade do ar em relação a velocidade de evaporação?
· O que acontece em dias chuvosos em relação a umidade do ar?
· Quais as conseqüências (sensação) que dias úmidos trazem para o nosso corpo?

O primeiro problema apresentado foi:

    Existe uma associação entre a incidência de luz do sol, a velocidade de evaporação e a umidade do ar?

    O modelo apresentado é real ou fruto de nossas percepções?

    Para essa primeira simulação é proposto o modelo umidadear1

  O gráfico desenhado no modelo representa o aumento da umidade do ar levando à diminuição da velocidade de evaporação. Observa-se que quanto maior for a umidade do ar menor será a velocidade de evaporação da água.

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