Download de Programas Relacionados com Modelagem e Simulação de Sistemas
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Existem outros programas que permitem a Modelagem e Simulação de problemas relacionados aos temas abordados em sala de aula.
Abaixo é apresentada uma listagem de programas que também podem auxiliar os professores e alunos na modelagem dinâmica de sistemas.
WLinkit |
É uma ferramenta de modelagem computacional semi-quantitativa desenvolvida por Fábio Ferrentini Sampaio [Sampaio,1996] da Universidade Federal do Rio de Janeiro baseada no sistema IQON com o objetivo de ser usada em ambientes educacionais.
Esta ferramenta é baseada em diagramas causais compostos de caixas e links, que têm a finalidade de expor os relacionamentos entre as variáveis e as modificações sofridas por elas durante o processo de simulação do modelo estudado. Os objetos animados gerados como resultado desta simulação são calculados, de forma transparente para o usuário, através de um sistema de equações diferenciais. |
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STELLA |
É acrônimo para Structural Thinking Learning Laboratory with Animation. No modo MAPA o STELLA possibilita o trabalho apenas com os diagramas de fluxo, permitindo uma descrição semiquantitativa de um sistema, isto é, sem a preocupação em definir-se valores iniciais para tanques e valores de conversores e mesmo equações de taxa. |
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MODELUS |
É uma ferramenta computacional para criar
e explorar modelos matemáticos.
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AUTOCELLRCO |
É um sistema de modelagem projetado para que crianças possam criar seus próprios mundos. Os autômatos celulares são constituídos de uma malha de células idênticas e discretas, onde cada uma tem seu comportamento modificado, em passos de tempo discretos, de acordo com regras determinísticas definidas em função do próprio comportamento da célula e das células vizinhas.
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VISK |
Variáveis que Interagem de Modo SemiQuantitativo - utiliza a matemática das redes neurais para animar diagramas causais na tela do computador. VISQ fornece uma interpretação sistemática a qualquer diagrama causal, permitindo a criação de modelos semiquantitativos sem levar em consideração o conteúdo, tanto nas ciências naturais como humanas.
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