Sistemas Tutores Inteligentes
MACÁRIO COSTA
Introdução
Com o desenvolvimento dos primeiros computadores, surgiram as propostas pioneiras para a sua utilização como ferramenta de aprendizagem, os chamados Sistemas de Instrução Assistida por Computador(CAI). Com o passar do tempo, foram identificadas as deficiências e sugeridas possíveis soluções. (Bittencourt, 2000).
Dentre as principais deficiências identificadas constaram: a rigidez pedagógica, a falta de capacidade de adaptação às características dos diferentes aprendizes e a escassez de recursos didáticos. E no sentido de solucionar estas deficiências, uma das medidas tomadas foi a incorporação de técnicas de Inteligência Artificial (IA), que deu origem aos Sistemas Tutores Inteligentes (STI).
A técnica de IA diferencia-se da técnica utilizada em programas CAI, uma vez que apresenta uma modelagem qualitativa, o que a torna vantajosa em relação à técnica CAI, pelo fato de propiciar uma simulação do processo de solução de problemas (Giraffa, 1999).
Segundo Hendley (1992), o uso de técnicas de IA na construção de software educacionais tem alcançado singular importância, tal o ganho de qualidade técnicas adquirida nestes estudos pedagógicos.
A utilização da Informática na Educação tem sido objeto de estudos diversos dando conta da sua aplicação e dos aspectos evolutivos deste campo do conhecimento, cujo processeo de desenvolvimento acompanha avanços técnicos empreendidos na tecnologia do software.
Santos e Segre (1991) apontam a Informática como uma poderosa tecnologia de apoio a novas formas de aprendizagem, mostrando que através da utilização de produtos de software educacionais, a tecnologia pode contribuir na formação do homem integral e crítico.
Sewel e Rotheray (apud Stahl, 1990) afirmam que os computadores têm potencial para desenvolver habilidades cognitivas gerais em muitas áreas curriculares, e desenvolver novos e, possivelmente, melhores meios de ensino e aprendizagem. Os computadores se destacariam pela capacidade de controle, a habilidade de apresentar, receber, processar e gerenciar informações, atributos estes, que se assemelham às representações e processos envolvidos na aprendizagem humana.
Para Stobaus e Giraffa (1991), o computador acrescenta, no processo educacional, novas dimensões que não estariam normalmente em uma sala de aula tradicional. Eles acreditam que isto poderá aumentar a eficácia do ensino e conforme a abordagem de utilização, permitir a individualização de atividades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem.
Produto de software educacional, segundo Stahl (1990), pode ser entendido como o produto de software desenvolvido para atender a objetivos educacionais pré-estabelecidos, e no qual a qualidade técnica se subordina às considerações de ordem pedagógica que orientam seu desenvolvimento.
E quanto ao uso do computador como tutor, existem vários tipos de produtos de software educacional: exercício e prática, tutorial, simulação, jogo educativo, gerenciadores de ensino, solução de problemas, questionamento/diálogo, demonstração, híbridos e programas inteligentes.
Acompanhando a evolução das relações entre professores, alunos e o conhecimento a ser ensinado através de computadores, recorremos à mudança de paradigma assinalada por Banson (1990), figura 1, e observar a adoção de tecnologia de Inteligência Artificial segundo este novo paradigma proposto.
No paradigma baseado em tecnologia (diagrama C), cada estudante interage com o professor, com a base de conhecimento e sistema especialista, com o tutor inteligente e formalmente com os outros alunos. O aprendizado acontece de diversas formas e não apenas por intermédio do professor.
No desenvolvimento desse trabalho, inicialmente abordamos a Informática na Educação com uma aproximação aos aspectos da Inteligência Artificial aplicada a este campo de trabalho, para em seguida fazer uma apresentação concisa sobre os Tutores Inteligentes, objetivo central desta explanação.