Sistemas Tutores Inteligentes
MACÁRIO COSTA
Inteligência Artificial aplicada à Educação
A Inteligência Artificial (IA) tem investigado possíveis formas de simular, no computador, tarefas tidas como inteligentes. A partir disso devemos, inicialmente, tentar definir o que seja um comportamento inteligente.
O conceito de inteligência nos remete a várias definições e não existe um consenso, tendo ao longo do tempo recebido várias definições (Viccari, 1990):
Binet: definiu a inteligência como sendo a capacidade de julgar bem, compreender bem e raciocinar bem;
Terman: considera que a inteligência é a capacidade para formar conceitos e compreender o seu significado;
Heim: afirma que a atividade inteligente consiste na compreensão do essencial de uma situação e numa resposta reflexa apropriada;
Wechswler: levanta que a inteligência é a capacidade de um indivíduo agir com propósito, de pensar racionalmente e de se adaptar eficientemente ao ambiente;
Piaget: associa a inteligência à adaptação ao ambiente físico e social;
Rueda: após várias considerações sobre o que seja inteligência, conclui que se trata de um termo muito amplo e que se refere a uma grande quantidade de habilidades e potencialidades da mente (Rueda, 1993a).
No contexto da informática educativa, um programa não pode ser considerado inteligente de um modo geral, mas em função de uma maior ou menor capacidade de adaptação ao usuário. Um programa educativo inteligente, deve se comportar mais ou menos como um professor (Rueda, 1993b).